O Governo de Minas Gerais finalizou as obras de implantação de sistemas de dessalinização em 69 comunidades rurais do semiárido mineiro, garantindo acesso à água potável para cerca de 28 mil pessoas.
A iniciativa faz parte do Programa Água Doce (PAD), coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) , em parceria com o Governo Federal.
As intervenções ocorreram em 26 municípios localizados em uma das regiões mais atingidas pela seca no estado. A primeira entrega aconteceu em maio de 2022, em Mato Verde, e a última foi finalizada em maio deste ano, no município de Jordânia.
| ||||
"É uma alegria entregar estas obras, que já estão beneficiando milhares de famílias afetadas pela escassez hídrica e que nunca foram vistas pelas gestões passadas. O acesso à água potável, este bem essencial à sobrevivência, seguirá como nossa prioridade", disse o vice-governador Mateus Simões. | ||||
| ||||
Os sistemas entregues incluem estruturas completas de captação, tratamento e distribuição da água, com adaptações específicas para as realidades locais. Além da obra física, o programa também oferece oficinas de sustentabilidade e ações de mobilização social, com foco na gestão compartilhada e no uso consciente da água.
| ||||
"Mais do que dessalinizar, esses sistemas tornam a água potável em regiões onde antes só havia caminhão-pipa. Estamos levando dignidade a comunidades que, por muito tempo, foram esquecidas", destacou a secretária de Estado da Semad-MG, Marília Melo. | ||||
| ||||
Para o subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, o programa vai além da infraestrutura. “Não se trata apenas de executar obras, mas de garantir dignidade, saúde e permanência das famílias no território. O sucesso do Programa Água Doce em Minas Gerais reflete uma gestão comprometida com resultados efetivos", afirmou.
O convênio do PAD havia sido paralisado até 2020, quando foi retomado pela atual gestão estadual. A iniciativa fortalece o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades no acesso à água potável, especialmente em regiões de alta vulnerabilidade social e climática.
O coordenador estadual do PAD, Kleynner Lopes, reforçou que o trabalho continua mesmo após a conclusão das estruturas. “A entrega dos sistemas é apenas uma etapa. As oficinas de mobilização e sustentabilidade são essenciais para garantir o correto funcionamento e o engajamento da população”, disse.
Municípios celebram transformação
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Mato Verde, Cristiano Neto, conta que o Programa Água Doce atende mais de 130 famílias nos distritos de Cristino e Cristino II.
“O programa veio trazer respeito e dignidade para a população. Ele trouxe saúde e água de qualidade. A população tem acesso a 20 litros de água por dia para cada cidadão. Além disso, existe a possibilidade de geração de emprego e renda para a população com a criação de peixes, o que fomenta ainda mais o Programa Água Doce, que veio para ficar”, diz.
Para Maria Aparecida da Silva, moradora de uma das comunidades beneficiadas, o impacto é direto no cotidiano. “A água foi muito boa para nós. Ela é necessária para as coisas mais básicas do dia a dia. É algo que não pode nos faltar, porque é vida e saúde”, contou.
Próximos passos
Na segunda fase do programa, serão implantados mais 30 sistemas de abastecimento em comunidades rurais, com investimento de R$ 11,2 milhões, por meio de termo de compromisso entre a Semad e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A expectativa é que mais 16 mil habitantes sejam beneficiados na segunda etapa.
Meio Ambiente Instituto Estadual de Florestas abre credenciamento para condutores de visitantes em dois parques estaduais na Zona da Mata
Meio Ambiente Produtores rurais da região de Ouro Preto aderem a programa de recuperação ambiental do Governo de Minas
Meio Ambiente Semad fiscaliza uso irregular de recursos hídricos no Sul de Minas e aplica mais de R$ 200 mil em multas
Meio Ambiente Governo de Minas destaca avanço no saneamento com acordo entre Copasa e municípios mediado pelo TCEMG
Meio Ambiente Governo de Minas destaca avanço no saneamento com acordo entre Copasa e municípios mediado pelo TCE-MG
Meio Ambiente Nova reserva particular reforça proteção ambiental e conecta corredores ecológicos na região de Diamantina Mín. 15° Máx. 23°
Mín. 15° Máx. 26°
ChuvaMín. 16° Máx. 25°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
