O governador Romeu Zema participa, nas próximas duas semanas, de uma série de compromissos oficiais na China e no Japão. A missão internacional tem como objetivo formalizar e ampliar parcerias comerciais, buscar novos investimentos para o estado e conhecer a estrutura de empresas dos dois países, líderes em setores importantes da economia global, como tecnologia, infraestrutura e logística de exportações.
Acompanham o governador na missão os secretários de Comunicação , Bernardo Santos, de Desenvolvimento Econômico , Mila Batista, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Marília Melo, o chefe do Gabinete Militar e coordenador estadual de Defesa Civil , coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende, além do presidente da Invest Minas , João Paulo Braga, e do diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette.
O governador espera que, assim como nas viagens anteriores à Ásia, em 2023 e 2024, os resultados para o estado sejam altamente positivos. “É a terceira vez que vou à Ásia na minha gestão e, todas as vezes, com um resultado excepcional. Sempre trazendo novos investimentos, sempre divulgando Minas Gerais para o mundo. As potencialidades que temos aqui, o Vale do Lítio, que hoje é uma realidade, e as oportunidades que temos nos demais setores da economia. Tenho certeza que, mais uma vez, vamos trazer bons resultados”, disse Romeu Zema.
A viagem terá início pela China, onde o governador passará pelas cidades de Pequim e Changchun. As agendas, que começam no dia 16/6, incluem uma reunião com representantes do Ministério do Comércio, encontros com empresários no chamado “Vale do Silício chinês”, reuniões bilaterais e a visita às instalações da empresa que está fabricando os novos trens para o Metrô da RMBH.
No Japão, a comitiva do Governo de Minas passa por Tóquio e Osaka. Na capital japonesa, haverá agendas para a consolidação do intercâmbio permanente de cooperação técnica entre os dois países para a prevenção de desastres. Também está prevista uma reunião com representantes da Jica, agência do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA).
Em Osaka, a comitiva participa da Expo Osaka e do Japan Business Forum, este último realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para ampliar conexões entre industriais mineiros e empresários japoneses.
Parceria crescente
A China é hoje o maior parceiro comercial brasileiro, e também de Minas Gerais. Apenas no ano passado, o estado exportou aproximadamente US$ 15,5 bilhões para o país asiático, enquanto as importações alcançaram a marca de US$ 4,3 bilhões.
Dentre os produtos exportados de Minas para a China, destacam-se, principalmente, minerais — metais e derivados —, além de produtos agrícolas e proteínas. Entre os produtos importados, os mais destacados são máquinas e aparelhos, material elétrico e suas partes, aparelhos de gravação e reprodução e produtos das indústrias químicas.
Em relação ao Japão, Minas foi o principal estado exportador brasileiro para país em 2024, com uma participação de quase 20% das vendas do Brasil, totalizando US$ 1,1 bilhão. O Japão foi o sexto principal destino das exportações mineiras.
Outras missões
As missões do Governo de Minas na Ásia têm rendido frutos para o estado. Em novembro de 2023, o governador Romeu Zema também esteve na China e no Japão, trazendo na bagagem mais de 2 mil novas vagas de emprego e R$ 1 bilhão em investimentos.
Já no ano passado, também em novembro, a comitiva do governo esteve em países da Ásia e da Europa, promovendo o estado e garantindo a atração de novos negócios.
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce cria primeiro Plano de Pesquisa de Unidade de Conservação de Minas Gerais
Meio Ambiente Laboratório financiado pelo Governo de Minas gera energia limpa a partir de resíduos sólidos
Meio Ambiente Minas Gerais e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria para fortalecer educação ambiental nos municípios
Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente leva experiência mineira a conferência internacional sobre mudanças climáticas na Alemanha
Meio Ambiente Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticas
Meio Ambiente Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremos Mín. 14° Máx. 20°
Mín. 12° Máx. 24°
ChuvaMín. 14° Máx. 26°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
