O Governo de Minas , por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) , alerta a população para a previsão de baixa umidade do ar entre segunda-feira (9/6) e quarta-feira (11/6).
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), enquanto uma frente fria avança pela porção sul, promovendo aumento da nebulosidade e previsão de chuvas em parte do estado, a metade norte permanecerá sob a influência de uma massa de ar quente e seco. No caso das regiões Norte e Noroeste, a umidade relativa do ar pode atingir níveis entre 20% e 30%.
Profissionais de saúde afirmam que, para se proteger da baixa umidade do ar, é importante manter a hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e usar umidificadores nos ambientes internos. A higienização nasal com soro fisiológico e o uso de hidratantes também ajudam a prevenir o ressecamento da pele e das mucosas.
Sistema de alertas da Defesa Civil
Coordenador adjunto da Defesa Civil, o Tenente-Coronel Wenderson Duarte Marcelino destaca a importância do sistema de alertas — ferramenta gratuita do órgão que informa sobre mudanças repentinas do tempo — e recomenda à população que se cadastre.
“O sistema de alertas é fundamental para informar e preparar a população diante das mudanças meteorológicas que podem impactar a saúde e a rotina. Para se cadastrar, é só enviar um SMS com o CEP do local para o número 40199”, destaca o Tenente-Coronel. “Assim, é possível receber avisos sobre condições adversas, como a baixa umidade do ar, permitindo a adoção rápida de medidas de proteção”, acrescenta o coordenador adjunto da Defesa Civil
Dicas de prevenção
DESCARTE IRREGULAR Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará
FISCALIZAÇÃO Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento
Meio Ambiente Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões
Meio Ambiente Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza
Meio Ambiente Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais
Meio Ambiente Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 10° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
