O intercâmbio comercial entre o Minas Gerais e El Salvador foi tema de reunião realizada nessa quarta-feira (28/5), na sede da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações de El Salvador. Durante o encontro, representantes do Governo de Minas e da empresa de investimento do país da América Central discutiram propostas de parcerias nas áreas de turismo e construção civil.
Com a diminuição da violência em El Salvador a números históricos, a economia hoje é um dos principais focos do poder público. O país vem apostando no turismo, sua maior renda na atualidade, e na chegada de investimentos estrangeiros para impulsionar a geração de empregos e o crescimento econômico.
Tendo em vista este cenário, a comitiva do Governo de Minas apresentou para os gestores locais as experiências de sucesso do estado que hoje é um dos principais destinos turísticos do Brasil e que possui números expressivos de atração de investimentos internacionais.
Além disso, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Relações Nacionais e Internacionais da Secretaria de Casa Civil (SCC) , se dispôs a intermediar conversas com o empresariado mineiro a fim de apresentar as oportunidades de se investir no país, sobretudo no setor de construção civil, onde El Salvador sofre com necessidade de moradias - o governo salvadorenho estima que seja necessária a construção de 30 mil moradias adicionais por ano, e no turismo, onde o país é conhecido pelas praias atraentes para os praticantes de surf.
Para o governador Romeu Zema, Minas Gerais pode oferecer a experiência de atração de investimento aplicada no Estado nos últimos anos e divulgando o país como destino turístico para os mineiros.
"Apenas em Minas Gerais, no meu governo, atraímos mais de R$ 475 bilhões de investimento privado, um recorde. E sabemos que há empresários mineiros consolidados no estado que podem expandir para o exterior", disse o governador.
Para o superintendente de relações nacionais e internacionais da Secretaria de Casa Civil, Igor Tameirão, El Salvador é um potencial local para que os empresários mineiros busquem oportunidades e ampliem os seus negócios.
"Muitos salvadorenhos migraram pela insegurança pública. Agora, com as políticas implementadas e a diminuição da violência estão voltando. O governo estima que 3 milhões de salvadorenhos fora do país e para recebê-los de volta precisa de investimento no setor de construção civil. Pretendemos apresentar este cenário para os empresários do setor em Minas” explicou.
Turismo Governo de Minas e Cine Theatro Brasil lançam Avenida Cultural e transformam a Afonso Pena em grande corredor de arte, patrimônio e turismo de BH
Turismo Mais de R$ 1 bilhão em investimentos e cerca de cem projetos de vinícolas consolidam a Mantiqueira como nova fronteira do enoturismo brasileiro
Turismo Minas ganha 110 voos extras no inverno e impulsiona economia do turismo em todo o estado
Turismo Copa 2026 e São João ampliam movimento turístico no Nordeste
Turismo Ilhéus valoriza a memória cultural de Jorge Amado
Turismo Nova rota Ferrovia da Bocaina apoiada pela Emater-MG impulsiona turismo na Zona da Mata Mín. 11° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
