O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , publicou, nesta quinta-feira (29/5) o edital de credenciamento para a 6ª edição do Trilhas de Futuro , maior projeto estadual de acesso a cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.
“O Trilhas de Futuro é um programa do qual me orgulho muito. Nos mais de cem cursos que oferecemos, milhares de jovens já tiveram oportunidade de se encontrar, de aprender algo que gostam e de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Com este novo edital, estamos abrindo portas para outros tantos jovens se capacitarem e vislumbrarem um futuro melhor”, afirma o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões.
As instituições de ensino profissionalizantes interessadas em participar do projeto poderão se credenciar entre os dias 2 e 11/6. O primeiro passo é preencher o formulário disponível no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br .
Em seguida, deve ser enviada, exclusivamente por meio eletrônico (via peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações – SEI/MG), a solicitação formal de credenciamento, acompanhada da proposta de cursos técnicos presenciais e da documentação exigida no edital.
“Convidamos as instituições de ensino profissional a participarem desta nova edição do Trilhas de Futuro. Ao se credenciarem, essas instituições contribuem diretamente para transformar realidades, ampliar oportunidades e impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais”, destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
A nova edição prevê a disponibilidade inicial de 50 mil novas vagas em cursos técnicos de nível médio, ampliando o acesso à educação profissional e criando mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens de todo o estado.
Critérios e resultado do credenciamento
Podem se credenciar instituições públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que estejam legalmente autorizadas a ofertar cursos técnicos de nível médio. Todas as etapas devem seguir os critérios estabelecidos no edital e seus anexos.
O credenciamento, no entanto, não garante contratação automática. A seleção dependerá da validação documental das instituições e da escolha dos estudantes no momento da inscrição, que está prevista para ocorrer em setembro.
O resultado do credenciamento será divulgado pelo SEI/MG, e a homologação será publicada no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais .
Dúvidas sobre a adesão ao projeto podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] . Outras informações sobre o Trilhas de Futuro estão disponíveis no site do projeto.
Cursos prioritários
Em março, o Governo de Minas publicou a lista de cursos profissionalizantes priorizados para a sexta edição do projeto. O documento apresenta os pares de municípios e cursos técnicos selecionados, servindo de base para a alocação dos inscritos após o credenciamento das vagas pelas instituições de ensino e o período de inscrição. A lista completa pode ser acessada neste link.
Sobre o Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro é o maior projeto de qualificação técnica já realizado pelo Governo de Minas. Lançado em 2021, o projeto oferece cursos gratuitos em instituições públicas e privadas credenciadas, com foco em estudantes do ensino médio e egressos da rede pública.
Desde sua criação, o projeto já formou mais de 76 mil profissionais e conta atualmente com mais de 96 mil alunos em formação. Ao todo, já são mais de 1,2 milhão de inscritos ao longo dos anos, consolidando o Trilhas de Futuro como referência em educação profissional em Minas Gerais.
Educação Educação de Minas apresenta avanços em infraestrutura, aprendizagem e valorização dos servidores durante Assembleia Fiscaliza
Educação Secretaria de Educação abre Processo Seletivo Interno para Professor Formador do Projeto Ser Docente
Educação Escola de Formação abre 25 mil vagas em cursos gratuitos para fortalecer a educação mineira
Educação Governo cria política nacional para estudantes com altas habilidades
Educação Estudantes protestam contra cortes nas universidades de SP
Educação Governo do Estado inaugura nova biblioteca em escola estadual de Galiléia e fortalece incentivo à leitura Mín. 11° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
