Terça, 01 de Setembro de 2026
18°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Mais de 2 mil cães e gatos já foram castrados em dez municípios do Triângulo Mineiro desde 2024

Convênio da Semad com consórcio intermunicipal prevê mais de 2,6 mil esterilizações até o fim do ano, além de registro e microchipagem de animais d...

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
05/05/2025 às 15h46
Mais de 2 mil cães e gatos já foram castrados em dez municípios do Triângulo Mineiro desde 2024
Semad / Divulgação

A parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e o Consórcio Intermunicipal - Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) tem promovido, desde 2024, ações de esterilização e microchipagem de animais domésticos em dez municípios do Triângulo Mineiro.

Até o momento, 2.130 cães e gatos foram beneficiados com os procedimentos, voltados para garantir o controle populacional e o bem-estar animal. O trabalho é fruto do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos da Semad, e vem sendo realizado nos municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianápolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.

O programa é voltado para animais em situação de rua e de famílias de baixa renda, promovendo a saúde pública e a inclusão social. Além das castrações, os tutores recebem orientações sobre guarda responsável e cuidados pós-operatórios. Até dezembro de 2025, o convênio prevê a realização de 2.608 esterilizações, registro e microchipagem.

"As ações contínuas de esterilização previnem o surgimento de doenças infecciosas, melhoram a qualidade de vida dos animais e reduzem o abandono, que está diretamente ligado à superpopulação não controlada", destaca a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.

Parceria

Desde 2019, a Semad já viabilizou mais de 250 mil castrações gratuitas no estado, reafirmando o compromisso do Governo de Minas com o bem-estar animal e com a construção de cidades mais humanas e sustentáveis.

A diretora de Fauna Doméstica da Semad, Júlia Amorim Faria, ressalta que os convênios com consórcios intermunicipais representam uma estratégia de fortalecimento da governança regional na área de proteção animal. “O modelo consorciado permite que municípios com diferentes capacidades técnicas e financeiras atuem de forma coordenada, compartilhando soluções e integrando esforços para a implementação efetiva das políticas públicas”, explica.

A atuação dos consórcios intermunicipais também se destaca como estratégia fundamental para a implementação eficaz de políticas públicas, especialmente em regiões com menor capacidade técnica e operacional. Por meio dos consórcios, é possível promover a gestão compartilhada de recursos, otimizar custos e garantir a execução de ações integradas, atingindo um número maior de beneficiários.

Essa articulação regional fortalece a capacidade dos pequenos municípios de aderirem a programas estratégicos, como o de esterilização e microchipagem de animais domésticos, além de fomentar a cooperação federativa e a descentralização das políticas públicas, princípios previstos na Constituição Federal.

No caso específico do convênio celebrado com o Rides, a atuação consorciada permitiu viabilizar ações de controle populacional em cidades que, individualmente, teriam mais dificuldade de executar os procedimentos com a mesma qualidade e abrangência. Os números, por município, do trabalho realizado pela Semad, em parceria com o Rides, estão disponíveis por aqui .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A capacitação aprimora a atuação da Defesa Civil de Sabará na prevenção e na resposta a situações de emergência.
ALERTA CLIMÁTICO Há 12 horas

Super El Niño pode ser histórico e Sabará reforça prevenção

NOAA aponta mais de 90% de chance de um evento muito forte e 69% de probabilidade de intensidade inédita desde 1950; Defesa Civil de Sabará participa de capacitação para ampliar a preparação do município

MEIO AMBIENTE Há 1 semana

Aos 90 anos, moradora de Ravena faz apelo pela preservação das nascentes e alerta sobre mineração em Sabará

Em vídeo publicado nas redes sociais, psicóloga Aidda Pustilnik manifesta preocupação com possível novo empreendimento minerário na região e pede mobilização para proteger a água e o meio ambiente no distrito

DESCARTE IRREGULAR Há 2 meses

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 2 meses

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

IEF / Divulgação
Meio Ambiente Há 2 meses

Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões

Projeto coordenado pelo IEF prevê restauração de habitats, controle de espécies invasoras, monitoramento ambiental e ações de educação ambiental em...

Lenium - Criar site de notícias