Quarta, 02 de Setembro de 2026
16°C 25°C
Sabará, MG
Publicidade

Governo de Minas abre vagas para nova edição do curso gratuito de Educação Ambiental

Inscrições estão abertas entre os dias 23/4 e 6/5 pela plataforma Trilhas do Saber

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
22/04/2025 às 15h26
Governo de Minas abre vagas para nova edição do curso gratuito de Educação Ambiental
Evandro Rodney

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) , por meio da Diretoria de Educação Ambiental, abre inscrições para mais uma edição do curso de Educação Ambiental, promovido na modalidade à distância, de forma totalmente gratuita.

O curso, que já formou mais de 16 mil pessoas entre 2019 e 2024, estará com inscrições abertas entre os dias 23/4 e 6/5, pela plataforma Trilhas do Saber .

Com carga horária de 40 horas e voltado para professores, gestores públicos, estudantes e profissionais da área ambiental, o curso acontece de 12/5 a 30/6. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link .

Educação e sustentabilidade

A proposta do curso é oferecer uma formação ampla e acessível sobre os fundamentos da educação ambiental, abordando desde conceitos e marcos legais até metodologias pedagógicas e estratégias de gestão ambiental.

Os conteúdos são disponibilizados de forma interativa, buscando estimular a reflexão e a atuação em prol da sustentabilidade.

Segundo o diretor de Educação Ambiental da Semad e coordenador do curso, Ricardo Cottini, a formação busca unir conhecimento e sensibilização com o uso das tecnologias.

“Nosso objetivo é despertar a consciência ambiental, partindo da realidade local de cada participante e projetando um olhar global. O formato EaD tem sido essencial para levar esse conteúdo a centenas de pessoas em Minas e em outras partes do país”, afirma.

Conteúdo

A formação é estruturada em oito módulos, que abordam temas como: Conceitos e objetivos da educação ambiental; Princípios e fundamentos legais; Histórico da educação ambiental; Metodologias pedagógicas; A integração entre gestão ambiental e educação; Avaliação final e material complementar.

Os participantes terão acesso a fóruns, avaliações e exercícios avaliativos, com pontuação total de até 100 pontos.

Para obter o certificado de conclusão, é necessário alcançar pelo menos 60% de aproveitamento. O certificado tem chancela da Semad e da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Avaliação

Com nota média 9 em uma escala de 0 a 10 nas avaliações dos participantes nos últimos três anos, o curso vem sendo reconhecido pela sua abordagem clara, didática e abrangente. Desde sua criação, mais de 16 mil pessoas já participaram da formação.

O curso contribui diretamente para a atuação consciente de diversos profissionais em seus territórios, promovendo mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, às relações humanas e ao próprio papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais sustentável. Para mais informações, acesse aqui .  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A capacitação aprimora a atuação da Defesa Civil de Sabará na prevenção e na resposta a situações de emergência.
ALERTA CLIMÁTICO Há 20 horas

Super El Niño pode ser histórico e Sabará reforça prevenção

NOAA aponta mais de 90% de chance de um evento muito forte e 69% de probabilidade de intensidade inédita desde 1950; Defesa Civil de Sabará participa de capacitação para ampliar a preparação do município

MEIO AMBIENTE Há 2 semanas

Aos 90 anos, moradora de Ravena faz apelo pela preservação das nascentes e alerta sobre mineração em Sabará

Em vídeo publicado nas redes sociais, psicóloga Aidda Pustilnik manifesta preocupação com possível novo empreendimento minerário na região e pede mobilização para proteger a água e o meio ambiente no distrito

DESCARTE IRREGULAR Há 2 meses

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 2 meses

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

IEF / Divulgação
Meio Ambiente Há 2 meses

Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões

Projeto coordenado pelo IEF prevê restauração de habitats, controle de espécies invasoras, monitoramento ambiental e ações de educação ambiental em...

Lenium - Criar site de notícias