O Senado vai celebrar o Dia do Físico e o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Requerimentos com esse objetivo foram aprovados nesta terça-feira (1º). Ambos são de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).
O Dia do Físico é comemorado em 19 de maio e é uma referência ao chamado "Ano Miraculoso" de Albert Einstein: em 1905, ele publicou quatro artigos científicos de grande impacto, incluindo o que trata da Teoria da Relatividade.
“Comemorado anualmente, o Dia Nacional do Físico é uma oportunidade para escolas, universidades e instituições científicas promoverem eventos, palestras e atividades que destaquem a importância da física no dia a dia da população”, assinalou Pontes.
Celebrado em 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi instituído pela Lei 10.221/2001 e pela Lei 11.807/2008 . A data foi escolhida para homenagear a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi criada em 8 de julho de 1948.
Pontes destacou que a SBPC desempenha um papel crucial no fomento à ciência e à tecnologia ao promover ações para o avanço dos sistemas nacionais de pesquisa e desenvolvimento.
“A celebração se faz importante, pois possibilita chamar a atenção para a produção científica do país, divulgar os estudos científicos para a sociedade, estimular o interesse dos jovens para ciência, reconhecendo o trabalho do pesquisador científico como missão em prol da melhoria da sociedade”, ressaltou ele.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 14° Máx. 26°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
