Sábado, 04 de Julho de 2026
(31) 991298046
Senado Federal Senado Federal

Senado vai comemorar Dia do Físico e Dia Nacional da Ciência

O Senado vai celebrar o Dia do Físico e o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Requerimentos com esse objetivo foram aprovados nest...

01/04/2025 20h25
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Agência Senado
Ex-ministro da Ciência e Tecnologia, o senador Astronauta Marcos Pontes foi quem solicitou as celebrações - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Ex-ministro da Ciência e Tecnologia, o senador Astronauta Marcos Pontes foi quem solicitou as celebrações - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado vai celebrar o Dia do Físico e o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Requerimentos com esse objetivo foram aprovados nesta terça-feira (1º). Ambos são de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

O Dia do Físico é comemorado em 19 de maio e é uma referência ao chamado "Ano Miraculoso" de Albert Einstein: em 1905, ele publicou quatro artigos científicos de grande impacto, incluindo o que trata da Teoria da Relatividade.

“Comemorado anualmente, o Dia Nacional do Físico é uma oportunidade para escolas, universidades e instituições científicas promoverem eventos, palestras e atividades que destaquem a importância da física no dia a dia da população”, assinalou Pontes.

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Celebrado em 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi instituído pela Lei 10.221/2001 e pela Lei 11.807/2008 . A data foi escolhida para homenagear a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi criada em 8 de julho de 1948.

Pontes destacou que a SBPC desempenha um papel crucial no fomento à ciência e à tecnologia ao promover ações para o avanço dos sistemas nacionais de pesquisa e desenvolvimento.

“A celebração se faz importante, pois possibilita chamar a atenção para a produção científica do país, divulgar os estudos científicos para a sociedade, estimular o interesse dos jovens para ciência, reconhecendo o trabalho do pesquisador científico como missão em prol da melhoria da sociedade”, ressaltou ele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 20h13
17°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 25°

17° Sensação
1.97 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/07)

Mín. 14° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Segunda (06/07)

Mín. 13° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias