O jornalista Henrique Frederico da Cruz, assessor de imprensa da Cemig, foi o vencedor da categoria “Assessoria de Comunicação” no 18º Prêmio Abracopel de Jornalismo, realizado no Salão Nobre da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista. Este é o terceiro prêmio conquistado pelo profissional nos últimos seis anos, refletindo o compromisso da Cemig com a disseminação de conteúdos educativos sobre segurança com a rede elétrica.
Concorrendo com profissionais de empresas como Energisa, Equatorial, Cobrecom e Engenharia da Comunicação, Henrique venceu com o conteúdo "Anuário da Abracopel registra quase 800 mortes de origem elétrica no Brasil em 2023", que apresenta um panorama das ocorrências relacionadas à eletricidade e orienta a população sobre como prevenir acidentes.
Ao receber o prêmio, o jornalista destacou a relevância do tema e sua satisfação em representar a Cemig.
“Desde que entrei na Cemig há quase 13 anos, tenho muito carinho pelo tema de segurança com a rede elétrica. É um assunto essencial, pois a energia elétrica está presente em nossas vidas em todos os momentos. Contudo, precisamos usá-la com a máxima atenção, já que qualquer descuido pode causar acidentes graves ou até fatais”, afirmou.
Natural de Sabará e morador do bairro Roça Grande, Henrique integra a equipe da Cemig desde 2012. A companhia atende cerca de 9,5 milhões de clientes em 774 municípios mineiros, e seu trabalho tem contribuído para o reconhecimento da empresa, que já venceu os prêmios "Melhores Empresas que Comunicam com Jornalistas" nos anos de 2013, 2018 e 2019. Dentro da Cemig, o assessor atua em diversas frentes, incluindo segurança elétrica, economia de energia, tarifas, Mercado Livre de Energia, informações financeiras e gestão de reservatórios.
Com quase 20 anos de experiência em comunicação, Henrique Frederico da Cruz já passou por veículos e empresas como Jornal O Tempo, Zoom Comunicação Empresarial, Grupo Adtalem, Cruzeiro Esporte Clube e Record TV.
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) foi fundada em 2005 com o objetivo de prevenir acidentes causados pela falta de atenção ou conhecimento sobre eletricidade. Independente e dedicada à conscientização da população, a entidade criou o Prêmio Abracopel de Jornalismo em 2007 para incentivar jornalistas a abordarem a eletricidade de forma educativa e responsável.
Mín. 12° Máx. 22°
Mín. 12° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 23°
Tempo nublado