O vereador Lucas Silva criou o projeto PAPO CABEÇA, com o intuito de levantar diversas questões da nossa cidade através de rodas de conversas com estudantes, motivar o protagonismo do jovem e mostrar que a participação política é cada vez mais necessária.
O projeto já acontece nas escolas estaduais Christiano Guimarães e Castelo Branco e as atividades são feitas de forma colaborativa pelos participantes e tem por finalidade discutir e criar possíveis resoluções para os problemas trazidos pelos alunos. Temas relevantes como mobilidade, crescimento urbano, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, turismo e infraestrutura compõem as pautas.
A ideia do Papo Cabeça é aproximar os jovens das discussões políticas, fortalecer a importância de participação no desenvolvimento da cidade e na melhoria da qualidade de vida da população.
O projeto já está em sua segunda fase onde, além de ouvir os jovens e debater ideias para resolver situações que incomodam, o vereador tem uma conversa bem aberta sobre a má política, compra de votos, poder da população, o papel da câmara e da prefeitura e também tira as principais dúvidas. Outro propósito, é que deste contato com a juventude sabarense, possam sair ações como audiências públicas, reuniões com os poderes locais, projetos de lei, campanhas de conscientização e outras atividades propositivas.
Para a diretora da Escola Estadual Castelo Branco, Flávia Márcia do Carmo, o projeto é muito positivo e o nome escolhido descreve exatamente o que acontece nos encontros. Ela diz que o PAPO CABEÇA propõe aos alunos uma reflexão a respeito de suas vontades, o que seria bom acontecer na cidade, na escola e nos bairros onde moram, para ela esta conversa contribui para politizar os jovens. A diretora fala que o interessante no projeto é que os alunos ficam livres para falarem o quiserem e ressalta que o fato de Lucas Silva também ser jovem facilita a aproximação. Flávia afirma que os alunos gostaram muito e participaram efetivamente, ?foi uma ganho muito grande a escola ter participado do projeto. Os meninos adoraram?, diz.
O PAPO CABEÇA é um exercício da cidadania, de dar voz e valor para juventude, substituir o individualismo pela coletividade, trazendo situações do dia-a-dia para a sala de aula e possibilitando um aprendizado mais dinâmico e atual. A proposta para 2015 é de ampliação para todas as escolas de ensino médio.
Educação MEC Livros oferece mais 7,8 mil obras em inglês e espanhol
Educação PND 2026: professores podem se inscrever até sexta-feira (3)
Educação Pé-de-Meia 2026: pagamento da quarta parcela começa nesta segunda
Educação Inscrição para residência médica estão abertas até hoje
Educação Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 26°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
