A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta terça-feira (12) projeto que cria a Rota Turística Grande Reserva Mata Atlântica, abrangendo partes do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo. O PL 3.040/2024 , do senador Flávio Arns (PSB-PR), recebeu parecer favorável da relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) e não houver recurso para votação em Plenário, seguirá para a Câmara dos Deputados.
A proposta cria a rota turística na Grande Reserva Mata Atlântica, maior trecho contínuo e conservado do bioma, com 2,7 milhões de hectares. A faixa abrange 63 municípios, incluindo as capitais Curitiba e São Paulo, que serão polos do percurso turístico em seus respectivos estados, junto com as cidades de Registro (SP) e Joinville (SC).
O objetivo do projeto é o fomento ao turismo nos municípios; o desenvolvimento econômico sustentável; a proteção da Mata Atlântica e a valorização da natureza, cultura e história regionais. Os atrativos turísticos na Grande Reserva Mata Atlântica receberão apoio dos programas oficiais do governo.
Quando apresentou a proposta, Arns apontou que apesar de ser uma região importante de preservação da biodiversidade, as cidades dessa faixa de conservação apresentam baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Já a senadora professora Dorinha Seabra destacou que a iniciativa trará impacto para a preservação e a valorização dos patrimônios natural, cultural e histórico, de promover a expansão do turismo.
— A expansão do turismo tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, estimulando novos negócios, gerando empregos e renda, e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população local.
A votação foi conduzida pelo presidente da CDR, senador Marcelo Castro (MDB-PI).
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 13° Máx. 25°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
