Sábado, 05 de Setembro de 2026
20°C 33°C
Sabará, MG
Publicidade

ArcelorMittal é a patrocinadora oficial da 38ª Edição do Festival da Jabuticaba de Sabará

Nos dias 15, 16 e 17 a festa vai reunir tradição, cultural, gastronomia e uma variedade de produtos para se deliciar

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Prefeitura de Sabará
04/11/2024 às 16h57 Atualizada em 04/11/2024 às 17h11
ArcelorMittal é a patrocinadora oficial da 38ª Edição do Festival da Jabuticaba de Sabará

A Prefeitura de Sabará e a Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará - Asprodejas realizam nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o 38º Festival da Jabuticaba. A entrada é gratuita e o cenário são as charmosas ruas, praças e casarões do Centro Histórico.

Em 2024, o evento contará com 25 stands de produtos derivados da fruta e 16 espaços gastronômicos nas praças Melo Viana e Santa Rita onde estarão disponíveis para o público degustar e aproveitar produtos e pratos irresistíveis à base da jabuticaba. A expectativa de público é de 100 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e até do mundo, em três dias de festa.

Os stands oferecem diversos produtos, dentre os mais famosos as geleias, licores, compotas, doces, sorvetes, vinhos e molhos, todos à base da jabuticaba, eleita a segunda melhor fruta do mundo por um ranking internacional, o Taste Atlas (tasteatlas.com).

A área gastronômica comercializa comidas com ingredientes derivados da jabuticaba, como pastéis, tropeiro, acarajé, espetinhos, macarrão na chapa e drinks. Durante o evento, também acontecem apresentações culturais e venda de produtos artesanais sabarenses. Todas as atrações e novidades podem ser conferidas no site oficial, em jabuticaba.sabara.mg.gov.br.

Como parte integrante da programação do festival, é realizado o concurso de melhor licor, melhor geleia tradicional, melhor geleia mista e produto inovador. O concurso acontecerá no dia 5 de novembro (terça-feira), a partir das 9h, no Solar Padre Correia (Rua Dom Pedro II, 200 - Centro), e os ganhadores serão anunciados no festival.

 Sobre o Festival da Jabuticaba de Sabará

A primeira edição do Festival da Jabuticaba de Sabará aconteceu em 1987 e reuniu produtores de jabuticaba nas ruas da cidade para comercializar a fruta. Com o passar do tempo, o evento ganhou popularidade e aumentou sua dimensão de participantes e de público. Em 2008, o festival foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural e a jabuticaba passou a ser Patrimônio Imaterial da cidade.

Atualmente o Festival da Jabuticaba é o principal evento que movimenta a economia de Sabará, superando até mesmo o Carnaval. O festival oferece inovações dos produtores locais de jabuticaba. Além disso, promove arte e cultura para a população local e visitantes, com dezenas de apresentações de bandas musicais, arrastando milhares de pessoas para o palco central.

 Sabará, terra da jabuticaba

Conhecida por todos como a cidade da jabuticaba, Sabará é berço do tradicional Festival que, em 2024, está na sua trigésima oitava edição. Sabará está localizada em uma região marcada pelas atividades de extração de ouro no período colonial, como a maioria das cidades mineiras. Além da atividade mineradora, descobriram um outro ouro cultivado no território: o ouro negro, que dá inúmeros derivados, a jabuticaba.

O 38º Festival da Jabuticaba de Sabará é promovido pela Prefeitura Municipal de Sabará e pela Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará - Asprodejas, com realização cultural do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo. Tem patrocínio da ArcelorMittal e apoio do Sicredi e da Speed Net Fibra, com parceria de mídia da Itatiaia.

 ArcelorMittal, patrocinadora oficial do Festival da Jabuticaba 2024

Durante o evento, os visitantes do estande da ArcelorMittal poderão aproveitar um lounge com informações sobre os produtos de aço da empresa e sobre a atuação da companhia na região, incluindo as ações realizadas pela Fundação ArcelorMittal. Além disso, o espaço também contará com uma atração interativa que garante diversão para crianças e adultos.

“A ArcelorMittal tem muito orgulho em patrocinar pela primeira vez o Festival da Jabuticaba, um evento tão emblemático para Sabará e para nossa trajetória. Foi em Sabará que iniciamos nossas operações no país, em dezembro de 1921. Apoiar esse evento cultural é uma forma de reforçar nossos laços com a cidade e valorizar suas tradições, celebrando, junto com a comunidade, a riqueza cultural e histórica que nos une há mais de um século”. Lucas Bahia, diretor das unidades de Trefilaria da ArcelorMittal

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
FORMAÇÃO GRATUITA Há 2 dias

Inscrições estão abertas para formação gratuita sobre patrimônio cultural em Sabará e Raposos

Realizada pelo Ministério da Cultura, Instituto AngloGold Ashanti e APPA – Cultura & Patrimônio, iniciativa capacita agentes públicos e representantes da sociedade civil para fortalecer a gestão e a preservação do patrimônio cultural nos municípios

ELEIÇÕES 2026 Há 2 dias

Ex-vereadora Conceição Arruda concorre à Câmara dos Deputados

Ex-vereadora e candidata pelo União Brasil apresenta sua experiência no Legislativo municipal e a trajetória construída em Sabará como credenciais para buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados

FESTIVAL DA BANANA Há 2 dias

Festival da Banana de Ravena 2026 terá shows, pratos criativos e esporte; veja a programação

Evento acontece nos dias 5 e 6 de setembro, no distrito de Sabará, com Cozinha ao Vivo, sete atrações musicais, Trail Run, Mountain Bike e Trekking

TRANSPORTE MUNICIPAL Há 2 dias

Município terá ônibus e vans durante transição para novo sistema de transporte público

Segundo o prefeito Sargento Rodolfo, a Vinscol continuará operando por até 60 dias, enquanto o município inicia um serviço suplementar com vans; tarifa será mantida durante a fase emergencial

Fotos: Christian Martins
NIKOLAS FERREIRA Há 3 dias

Nikolas Ferreira volta a Sabará em caminhada de campanha e fala sobre atuação parlamentar

Deputado federal, que recebeu 12.577 votos no município em 2022, conversou com apoiadores e falou à Folha de Sabará sobre emendas destinadas à cidade e sua atuação na Câmara

Lenium - Criar site de notícias