Domingo, 06 de Setembro de 2026
16°C 22°C
Sabará, MG
Publicidade

Aeronaves da Polícia Militar apoiam ações do Governo de Minas de combate aos incêndios

Equipamentos são usados na captação de água e no transporte de brigadistas para debelar o fogo

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
27/08/2024 às 18h00
Aeronaves da Polícia Militar apoiam ações do Governo de Minas de combate aos incêndios
PMMG / Divulgação

Nos últimos três meses, a esquadrilha Pégasus do Comando de Aviação do Estado (Comave), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , voou 177 horas em apoio às ações do Governo de Minas para debelar os incêndios florestais que atingem o estado, atendendo 15 parques ou Unidades de Conservação (UCs).

O uso das aeronaves faz parte das ações de preservação do meio ambiente que estão sendo  realizadas pela força-tarefa, composta pela PMMG e diversos órgãos, entre eles a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) , a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) .

Nas missões de combate aos incêndios, as aeronaves são empregadas na captação de água, transporte dos brigadistas, auxiliando-os a chegar com mais facilidade aos locais de difícil acesso, levar alimentação e ferramentas. A tripulação também participa, de forma estratégica, em conjunto com gerentes das UCs e militares do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMMamb), do estabelecimento de táticas de prevenção e repressão às ações de degradação do meio ambiente.

Para que a ação de captação de água seja possível, o equipamento chamado Bambi Bucket é extremamente necessário. Trata-se de um balde de material vinílico, conectado com a cabine por cabos de aço, que é operado por meio de um controle remoto, pelo piloto ou tripulante especial da aeronave. O balde tem uma capacidade de 540 litros.

Pronta resposta

A frota de aeronaves da PMMG está distribuída estrategicamente em todo o território mineiro, em seis macrorregiões.  De acordo com o comandante do Comave, coronel Ricardo Faria, a pronta resposta aos eventos é imediata devido à capilaridade da PMMG, que assim obtém resultados eficientes ao debelar as chamas ou atuando na prevenção e dissuasão de práticas criminosas.

"A PMMG tem um grande potencial para salvaguardar o meio ambiente, seja pela sua capacidade de pronta resposta em todo o estado, bem como pelos requisitos operacionais de suas tropas, que têm capacidade para atuar nas matas, nas águas  e nos céus", destacou o comandante do Comave.

Segundo o coronel, a Polícia Militar de Minas Gerais também atua de forma preventiva e preditiva, com o uso de tecnologias e atividades de inteligência com o objetivo de diagnosticar e impedir a ação dos infratores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A capacitação aprimora a atuação da Defesa Civil de Sabará na prevenção e na resposta a situações de emergência.
ALERTA CLIMÁTICO Há 5 dias

Super El Niño pode ser histórico e Sabará reforça prevenção

NOAA aponta mais de 90% de chance de um evento muito forte e 69% de probabilidade de intensidade inédita desde 1950; Defesa Civil de Sabará participa de capacitação para ampliar a preparação do município

MEIO AMBIENTE Há 2 semanas

Aos 90 anos, moradora de Ravena faz apelo pela preservação das nascentes e alerta sobre mineração em Sabará

Em vídeo publicado nas redes sociais, psicóloga Aidda Pustilnik manifesta preocupação com possível novo empreendimento minerário na região e pede mobilização para proteger a água e o meio ambiente no distrito

DESCARTE IRREGULAR Há 2 meses

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 2 meses

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

IEF / Divulgação
Meio Ambiente Há 2 meses

Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões

Projeto coordenado pelo IEF prevê restauração de habitats, controle de espécies invasoras, monitoramento ambiental e ações de educação ambiental em...

Lenium - Criar site de notícias