Novo projeto busca aprimorar o planejamento das ações de defesa sanitária em Minas Gerais, levando em consideração as especificidades de cada região do estado.
Lançado em março deste ano pelo Governo de Minas , por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , o "Metas Regionalizadas teve início nas unidades do IMA de Almenara e Janaúba. Até 2025, a ideia é que o projeto seja expandido para todas as regiões mineiras.
A iniciativa busca realizar análise detalhada das diversidades das áreas em que é aplicada e, assim, ampliar os índices do agronegócio mineiro. Só no ano passado, os produtos do agro mineiro foram enviados a 137 países, com destaque para China, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Itália, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) .
Além de integrar ainda mais as regiões, respeitando respectivas particularidades, o projeto permitirá uma fiscalização mais estratégica, com um impacto positivo na defesa agropecuária, beneficiando produtores rurais mineiros e empreendedores locais.
Esse trabalho permite que as gerências de defesa vegetal e animal do IMA, técnicos, coordenadores regionais, fiscais agropecuários e demais integrantes das unidades do órgão identifiquem com mais precisão os pontos que necessitam de prioridade e expansão das atuações.
Etapas
A proposta é estruturada em etapas.
Inicialmente,há interação entre os executores do projeto para a proposição e o planejamento das ações, em que as especificidades locais e as prioridades sanitárias são definidas pelas chefias das unidades do IMA em cada região do estado.
Em seguida, há a análise crítica dos indicadores coletados, realizada em conjunto com as gerências de defesa animal e vegetal.
Por fim, é elaborado planejamento para os próximos três anos, considerando a análise dos riscos sanitários.
Com presença robusta no território mineiro, o IMA opera por meio de 21 Coordenadorias Regionais com 186 Escritórios Seccionais que atendem de dois a oito municípios cada.
Pilotos nas unidades de Almenara e Janaúba
O projeto teve início em duas Coordenadorias Regionais do IMA do Norte de Minas, nos municípios de Almenara e Janaúba.
A primeira é composta por nove Escritórios Seccionais que atendem 34 municípios; já a segunda tem oito Escritórios Seccionais e atende 32 municípios da região.
As outras unidades do IMA receberão o projeto até o fim do primeiro semestre de 2025.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
