Segunda, 07 de Setembro de 2026
15°C 19°C
Sabará, MG
Publicidade

Em audiência no Senado, Sigma mostra produção sustentável do lítio verde

"O Brasil, pela atuação da Sigma, é o único país do mundo que oferece no mercado o lítio verde”

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Sigma Lithium
30/07/2024 às 11h02
Em audiência no Senado, Sigma mostra produção sustentável do lítio verde

A Sigma Lithium participou de audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado que discutiu estratégias para a cadeia do lítio no Brasil. O debate foi proposto pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e reuniu especialistas e representantes de empresas e governo.

Lígia Pinto, vice-presidente de Relações Institucionais, mostrou que o modelo sustentável da Sigma coloca o Brasil em posição de destaque no mercado mundial com o “Lítio Verde”, por ser um produto 100% carbono zero, não utilizar água potável, energia a carvão, químicos nocivos e nem ter barragem de rejeitos.

A produção em outros países sul-americanos explicou, é feita em salares, o que exige muito uso de água. No caso da Sigma, a água não potável captada do Rio Jequitinhonha é recirculada na planta industrial até seu esgotamento, não interferindo no meio ambiente e nem na qualidade de vida das comunidades.

"O Brasil, pela atuação da Sigma, é o único país do mundo que oferece no mercado o lítio verde”, disse a executiva aos senadores, relatando o processo da companhia na produção do concentrado de lítio grau bateria, no Vale do Jequitinhonha. Esse posicionamento da Sigma de respeito ao meio ambiente e à comunidade do local, afirmou, é um pilar desde o início do empreendimento, há 12 anos. Em função da Sigma, a região teve um crescimento de 30% no PIB. A empresa, explicou, trabalha com planejamento do território, fazendo escuta da comunidade, numa  espécie de “licença social”, além de todas as licenças ambientais.

“Temos capacidade, e conseguimos fazer com escala e rapidez, atendendo às demandas de um consumidor tecnológico e com financiamento necessário. Não é simples colocar essa equação de pé processando 270 mil toneladas/ano. Daqui a três anos serão 520 mil e atingiremos um outro grau de processamento, o sulfato de lítio”, anunciou. “Nossa intenção é majorar a produção e 'subir' na cadeia.”

Segundo Lígia, a procura global pelo lítio, um mineral essencial à transição energética, é crescente. A Sigma investiu R$ 3 bilhões numa planta de processamento do lítio, de forma granular, diferente do que é feito no mundo.

 Lígia também defendeu parcerias com instituições acadêmicas brasileiras para desenvolver projetos que aproveitem melhor os rejeitos, hoje vendidos.

Diante do relato da Sigma, o senador Esperidião Amin, que propôs o debate, defendeu a criação de uma certificação, pelo governo brasileiro, para atestar o grau de excelência do produto e valorizar sua competitividade no mercado internacional.  “Se temos um gol, temos que cacarejar”, disse o senador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
A capacitação aprimora a atuação da Defesa Civil de Sabará na prevenção e na resposta a situações de emergência.
ALERTA CLIMÁTICO Há 6 dias

Super El Niño pode ser histórico e Sabará reforça prevenção

NOAA aponta mais de 90% de chance de um evento muito forte e 69% de probabilidade de intensidade inédita desde 1950; Defesa Civil de Sabará participa de capacitação para ampliar a preparação do município

MEIO AMBIENTE Há 2 semanas

Aos 90 anos, moradora de Ravena faz apelo pela preservação das nascentes e alerta sobre mineração em Sabará

Em vídeo publicado nas redes sociais, psicóloga Aidda Pustilnik manifesta preocupação com possível novo empreendimento minerário na região e pede mobilização para proteger a água e o meio ambiente no distrito

DESCARTE IRREGULAR Há 2 meses

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 2 meses

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

IEF / Divulgação
Meio Ambiente Há 2 meses

Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões

Projeto coordenado pelo IEF prevê restauração de habitats, controle de espécies invasoras, monitoramento ambiental e ações de educação ambiental em...

Lenium - Criar site de notícias