Nesta quinta-feira (27), o Senado Federal inaugurou sua Sala Verde, um espaço dedicado às atividades de educação socioambiental, localizado no viveiro da Casa. No local, serão oferecidas visitas mensais a estudantes de escolas públicas e à comunidade em geral.
O evento contou com a presença da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do deputado federal José Medeiros (PL-MT), além da coordenadora-geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Isis Akemi Morimoto.
A iniciativa do Senado está em linha com o Projeto Salas Verdes, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Relançado em 2023, ele tem como meta a criação de centros de informação e formação ambiental. Durante a cerimônia, Isis Morimoto celebrou a parceria firmada entre o Senado e o ministério.
— A educação ambiental é vista por todos nós como essencial para que a gente promova as mudanças culturais necessárias para o enfrentamento dos problemas socioambientais. O programa Sala Verde é uma iniciativa para que as pessoas se unam no propósito de proteger o meio ambiente. Nas salas verdes é possível juntar inteligência, massa crítica, boa vontade, mobilização e todos os elementos necessários para o exercício da cidadania.
A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou o empenho da Casa no desenvolvimento do viveiro do Senado, desde sua criação em 2011.
— Este momento tão importante mostra o amadurecimento de um projeto que consegue unir as questões socioambientais, trabalhando as questões de meio ambiente, de educação, de acessibilidade, de inclusão.
O coordenador do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado (Ncas), Humberto Formiga, anunciou que o espaço receberá visitas regulares de escolas e faculdades a partir do ano que vem. Ele disse que o público vai conhecer, por exemplo, a iniciativa do viveiro de produzir energia limpa a partir da luz do sol. Iniciado em 2010, o Senado foi pioneiro nessa atividade. Também fará parte da visitação o percurso de 290 metros de trilhas pela área de agrofloresta do viveiro, que também são acessíveis para pessoas com deficiência motora ou visual e com mobilidade reduzida.
Ao longo da trilha, também inaugurada nesta quinta-feira, placas com QR Codes darão acesso ao aplicativo Flora do Senado , no qual os visitantes poderão obter informações sobre as espécies vegetais cultivadas no viveiro e as que compõem o espaço arquitetônico do Senado.
A senadora Damares Alves elogiou o viveiro:
— A trilha é acessível e eu fico muito contente com o fato de que a nossa Casa tenha um projeto tão extraordinário — celebrou.
Para conhecer o Viveiro do Senado, uma visita guiada pode ser agendada pelo telefone (61) 3303-2706.

Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 28°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
