Domingo, 21 de Julho de 2024 18:56
(31) 99129-8046
Educação Educação

Professores e estudantes da rede estadual de Minas ganham acesso a um dos mais completos conteúdos digitais do mundo

Parceria do Governo do Estado permitirá acesso às soluções educacionais da Britannica Education a mais de 1,6 milhão de estudantes em todo o estado...

17/06/2024 09h20
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
SEE/MG / Divulgação
SEE/MG / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG) , vai ganhar um importante reforço para o avanço da educação pública de qualidade no estado. A rede estadual de ensino contará com um amplo acervo digital de textos, imagens e vídeos por meio de uma parceria com a Britannica Education, instituição referência está presente em mais de cem países.

Com mais de 250 anos de experiência em soluções educacionais, a Britannica Education se dedica a aprimorar os resultados da sala de aula em todo o mundo. O acervo estará disponível para mais de 1,6 milhão de estudantes em todo o estado, além de professores e gestores, proporcionando soluções educacionais de alta qualidade que visam aprimorar o letramento digital tanto dos docentes quanto dos estudantes dos ensinso fundamental e médio.

Para o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a parceria trará diversos benefícios para a educação do estado. “Além de otimizar o tempo dos educadores, a oferta das soluções trará uma experiência de aprendizagem mais rica e diversificada para os estudantes, contribuindo para a melhoria da qualidade da nossa educação. A iniciativa também representa um passo significativo em direção à modernização e à eficácia pedagógica nas escolas de Minas Gerais”, pontua.

A parceria irá garantir o acesso a recursos de alta qualidade, alinhados às especificidades do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e às necessidades de aprendizado dos estudantes. O acervo estará acessível por meio do Aplicativo Britannica Escola, no Google Apps, o que facilita o acesso dos estudantes e professores aos conteúdos.

“Todos os professores terão acesso a uma formação direcionada para utilizar o acervo da melhor maneira possível. Além disso, os professores poderão direcionar estudos específicos para os estudantes através da plataforma, o que representa um ganho muito importante e positivo para a rede estadual”, acrescenta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Silva Senra.

Acervo pedagógico

O acervo da Britannica é reconhecido como o mais completo e abrangente disponível no mercado atualmente. Composto por 3.980 artigos, 12.200 imagens e 493 vídeos educacionais para os anos iniciais, finais e ensino médio. O material contempla uma ampla gama de áreas de conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Ciências da Natureza, além de Esportes, Artes e Religião.

“Nós temos como propósito capacitar os educadores para que criem experiências de aprendizado envolventes e significativas que inspirem a curiosidade em seus estudantes. Com a parceria, disponibilizaremos a eles desde trilhas formativas em Metodologias Ativas para o Ensino Digital até treinamentos com foco em letramento digital e em tecnologias inovadoras”, detalha o vice-presidente executivo da Britannica Education, Sal de Spirito.

O acervo pedagógico também inclui soluções como o Britannica Escola, uma plataforma digital que oferece uma ampla gama de recursos educacionais, incluindo artigos, imagens, vídeos, dicionário e mapas interativos em diversas áreas do conhecimento.

Já o Britannica ImageQuest é uma plataforma online com 3,5 milhões de imagens e vídeos de alta qualidade e com direitos autorais liberados para uso educacional.

“Estamos orgulhosos porque este novo reforço é mais uma maneira que encontramos de investir na valorização também dos nossos professores. Não apenas os estudantes terão experiências mais motivadoras de aprendizado, como também nosso corpo docente terá acesso e formação em habilidades de letramento digital voltado para o ensino, tão necessárias na educação atual e do futuro”, explica o secretário Igor de Alvarenga.

Visando promover uma prática docente que considera as necessidades individuais dos estudantes e que seja orientada para a construção do pensamento crítico, criativo e científico, professores e estudantes da rede estadual de ensino terão acesso às soluções do pacote Britannica Essencial, composto pelo Britannica Escola e pelo Britannica ImageQuest.

A plataforma conta ainda com um atlas geográfico, a versão eletrônica do Dicionário Houaiss e do jornal infantojuvenil Joca. O Britannica Escola pode ser acessado de qualquer lugar, via computador ou app para tablets e smartphones.

Samuel de Carvalho entende que a iniciativa representa um acréscimo no processo de ensino-aprendizagem. Professor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, ele integrou a equipe que avaliou o acervo da plataforma. “Vejo que essa é uma ótima ferramenta para todos os professores e estudantes, ideal para pesquisas confiáveis e que podemos utilizar em sala de aula”, conclui.

Cultura mineira

Como parte da parceria, a Britannica Education também produzirá uma série de artigos voltados para a cultura mineira, enriquecendo o conteúdo local disponível para os estudantes e professores.

Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas em preparar a rede pública de Minas Gerais para uma integração mais profunda da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma educação de qualidade e acessível para todos os estudantes do estado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 18h05
23°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

23° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 12° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 13° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias