Domingo, 21 de Julho de 2024 19:51
(31) 99129-8046
Meio Ambiente Meio Ambiente

Meio Ambiente apresenta práticas de bem-estar animal em Uberaba

Fórum se dedicou à abordagem de “Uma Só Saúde” para aproximar profissionais do setor

13/06/2024 17h45
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
Semad/Divulgação
Semad/Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou, na quarta-feira (12/6), do Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo uma só saúde, em Uberaba, município do Triângulo Mineiro.  

No evento, a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho, apresentou a atuação do Estado nas ações de manejo ético populacional da fauna doméstica, em apoio aos municípios. 

A partir dos dados gerados na campanha de vacinação contra raiva canina e felina no ano de 2023, realizado no estado de Minas Gerais, foi calculada a estimativa populacional de 4 milhões de cães e 700 mil gatos domiciliados no território. 

“A Semad trabalha para promover o apoio aos municípios nas ações de manejo populacional de cães e gatos por meio de programas e projetos voltados aos animais da fauna doméstica, com foco na educação ambiental e humanitária, na promoção da saúde única e do bem-estar animal.”, explica Patrícia. 

Ainda segundo ela, “é fundamental discutir políticas públicas relacionadas à fauna doméstica com todos os atores envolvidos, de forma que as ações de proteção aos animais tenham efetividade no bem-estar da fauna doméstica”.  

Ações

Entre os programas apresentados pela Semad no Fórum está o “Conheça seu Amigo”, que consiste na entrega, pelo Estado, de microchips de identificação animal, acompanhado de leitor, para serem utilizados em animais. Como contrapartida da doação, o município selecionado deve realizar a castração cirúrgica dos animais e o preenchimento das informações no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

Já o Programa de Esterilização de Animais Domésticos tem como objetivo realizar castrações de cães e gatos em todo o estado de Minas Gerais, por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e OSCs. Outro programa da Semad é o de Resgate Animal, que consiste na promoção de ações em apoio aos municípios mineiros.

Saúde Básica Animal 

O programa Saúde Básica Animal é realizado pelo Estado de Minas Gerais por meio de parceria com prestadores de serviço, promovendo atendimento médico-veterinário básico aos animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais (inseridos no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes) e aos animais da população mais desfavorecida. 

Os atendimentos são itinerantes e visam a execução de avaliação clínica e anamnese de cães e gatos, avaliação do score corporal, ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, aferição de temperatura corporal, vacinação, vermifugação, testes rápidos quando verificados sinais clínicos de doença, curativos e pequenos procedimentos ambulatoriais, microchipagem seguida do cadastro das informações no Sistema de Identificação, além de palestras educativas sobre saúde e bem-estar animal.

O evento

O Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo uma só saúde em Uberaba foi realizado nos dias 11 e 12/6 e se dedicou à abordagem de Uma Só Saúde, ou Saúde Única, que adota uma perspectiva holística sobre a conexão entre a saúde das pessoas, dos animais e do planeta. 

O evento buscou uma colaboração ampla e transdisciplinar, criando um espaço para diálogos entre diferentes áreas e setores. O objetivo é cultivar uma existência conjunta mais saudável e em harmonia para todos: humanos, animais e o ambiente.

O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Uberaba, pela Universidade de Uberaba e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 18h05
23°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

23° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 12° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 13° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias