A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou, na quarta-feira (12/6), do Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo uma só saúde, em Uberaba, município do Triângulo Mineiro.
No evento, a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho, apresentou a atuação do Estado nas ações de manejo ético populacional da fauna doméstica, em apoio aos municípios.
A partir dos dados gerados na campanha de vacinação contra raiva canina e felina no ano de 2023, realizado no estado de Minas Gerais, foi calculada a estimativa populacional de 4 milhões de cães e 700 mil gatos domiciliados no território.
“A Semad trabalha para promover o apoio aos municípios nas ações de manejo populacional de cães e gatos por meio de programas e projetos voltados aos animais da fauna doméstica, com foco na educação ambiental e humanitária, na promoção da saúde única e do bem-estar animal.”, explica Patrícia.
Ainda segundo ela, “é fundamental discutir políticas públicas relacionadas à fauna doméstica com todos os atores envolvidos, de forma que as ações de proteção aos animais tenham efetividade no bem-estar da fauna doméstica”.
Ações
Entre os programas apresentados pela Semad no Fórum está o “Conheça seu Amigo”, que consiste na entrega, pelo Estado, de microchips de identificação animal, acompanhado de leitor, para serem utilizados em animais. Como contrapartida da doação, o município selecionado deve realizar a castração cirúrgica dos animais e o preenchimento das informações no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.
Já o Programa de Esterilização de Animais Domésticos tem como objetivo realizar castrações de cães e gatos em todo o estado de Minas Gerais, por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e OSCs. Outro programa da Semad é o de Resgate Animal, que consiste na promoção de ações em apoio aos municípios mineiros.
Saúde Básica Animal
O programa Saúde Básica Animal é realizado pelo Estado de Minas Gerais por meio de parceria com prestadores de serviço, promovendo atendimento médico-veterinário básico aos animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais (inseridos no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes) e aos animais da população mais desfavorecida.
Os atendimentos são itinerantes e visam a execução de avaliação clínica e anamnese de cães e gatos, avaliação do score corporal, ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, aferição de temperatura corporal, vacinação, vermifugação, testes rápidos quando verificados sinais clínicos de doença, curativos e pequenos procedimentos ambulatoriais, microchipagem seguida do cadastro das informações no Sistema de Identificação, além de palestras educativas sobre saúde e bem-estar animal.
O evento
O Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo uma só saúde em Uberaba foi realizado nos dias 11 e 12/6 e se dedicou à abordagem de Uma Só Saúde, ou Saúde Única, que adota uma perspectiva holística sobre a conexão entre a saúde das pessoas, dos animais e do planeta.
O evento buscou uma colaboração ampla e transdisciplinar, criando um espaço para diálogos entre diferentes áreas e setores. O objetivo é cultivar uma existência conjunta mais saudável e em harmonia para todos: humanos, animais e o ambiente.
O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Uberaba, pela Universidade de Uberaba e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Meio Ambiente Parque Estadual do Rio Doce cria primeiro Plano de Pesquisa de Unidade de Conservação de Minas Gerais
Meio Ambiente Laboratório financiado pelo Governo de Minas gera energia limpa a partir de resíduos sólidos
Meio Ambiente Minas Gerais e Ministério do Meio Ambiente firmam parceria para fortalecer educação ambiental nos municípios
Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente leva experiência mineira a conferência internacional sobre mudanças climáticas na Alemanha
Meio Ambiente Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento aos Incêndios Florestais e reforça preparação frente às mudanças climáticas
Meio Ambiente Governo de Minas moderniza Sala de Situação de Recursos Hídricos e amplia capacidade de prevenção a eventos climáticos extremos Mín. 14° Máx. 20°
Mín. 12° Máx. 24°
ChuvaMín. 14° Máx. 26°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
