O senador Ireneu Orth (PP-RS) enfatizou, em pronunciamento na quarta-feira (12), a grave situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul após o recente desastre climático que afetou o estado. Ele destacou a necessidade de maior apoio financeiro do governo federal para enfrentar as dificuldades.
O senador observou que áreas essenciais como saúde, turismo, obras públicas e agricultura foram danificadas pelas enchentes. Ele chamou a atenção para a falta de recursos destinados à saúde e ressaltou a dificuldade dos hospitais e santas casas em atender às necessidades da população.
— Temos que tentar sanar essas questões de onde pode ser utilizado recurso para que a União dedique esse dinheiro. Então, acho que existe a necessidade de, eventualmente, o governo, esporadicamente, em função dessa situação, destinar um recurso maior. Por que não trabalhamos ao nível de que o governo, de forma extraorçamentária, declare ou dedique um valor expressivo para o estado do Rio Grande do Sul, para tentar resolver as questões na área da saúde? São só R$ 500 milhões, comparados aos bilhões lá da covid. Para o aeroporto de Porto Alegre são R$ 360 milhões — disse.
Além disso, o parlamentar criticou o governo federal pela tentativa de importação de arroz. Para ele, é uma medida desnecessária já que o Brasil tem capacidade de atender à demanda interna.
— Foi suspenso o edital, não resta dúvida, mas continua o anúncio, por parte do governo, de fazer um novo leilão. E quero aqui comentar e dizer que o setor agrícola arrozeiro, do Rio Grande do Sul e do Brasil, tem condições de suportar e atender toda a demanda — afirmou.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 28°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
