Terça, 18 de Junho de 2024 12:50
(31) 99129-8046
Meio Ambiente Meio Ambiente

Programa de promoção de iniciativas socioambientais em Minas ganha novas adesões

Desenvolvido em parceria entre o Governo de Minas e o Instituto Euvaldo Lodi, Aliança Ambiental Estratégica impulsiona projetos voluntários

11/06/2024 19h25
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
Evandro Rodney
Evandro Rodney

O programa Aliança Ambiental Estratégica , iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), está conquistando novas adesões.

Criado para impulsionar projetos socioambientais voluntários e promover transformações positivas na sociedade, o programa busca reconhecer esses esforços e melhorar a qualidade ambiental em Minas Gerais.

Até o momento, nove empresas se uniram à iniciativa. “A Aliança Ambiental Estratégica é uma parceria focada em projetos voluntários que vão além das obrigações legais”, explica a diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira.

A mais recente adesão é da Empresa Cedro Participações, com projetos da Cedro Mineração e da Cedro Agronegócio. O termo de adesão foi assinado durante a Semana do Meio Ambiente, e os projetos já estão em fase de consolidação.

A pioneira no programa foi a Aperam Bioenergia, em 2023. Parte do Grupo Aperam, a empresa lançou o projeto socioambiental Raízes do Vale, focado em plantios consorciados em florestas renováveis de eucalipto. O objetivo é promover a segurança alimentar das famílias locais, gerando emprego e renda.

Fases

O Aliança Ambiental Estratégica é estruturado em três fases principais, criando uma ponte entre os projetos voluntários das empresas e o reconhecimento oficial, com o intuito de melhorar a qualidade ambiental em Minas Gerais.

A primeira fase é a triagem e a elegibilidade, onde as empresas interessadas submetem seus projetos ao edital. A Semad e o IEL analisam os critérios de adesão e, uma vez aprovados, a empresa assina um Termo de Investimento com o IEL/MG e recebe a Declaração de Adesão à Aliança Ambiental.

A segunda fase prevê a avaliação e o monitoramento dos projetos aprovados, que são acompanhados por meio de análise documental, reuniões periódicas online, auditorias in loco, e consolidação de resultados.

“Esse é um ponto crucial, pois garante que o projeto está sendo executado conforme o planejado”, destaca Fabiana Moreira.

Já a terceira fase é a do reconhecimento. Aqueles projetos que cumprem os requisitos do programa, suas metas e indicadores recebem um Parecer Técnico da Semad e do IEL e são agraciados com o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Semad e IEL/MG.

Esse selo oferece maior visibilidade aos projetos, com destaque nos sites da Fiemg e da Semad, redes sociais, e na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema).

“Este selo é um diferencial competitivo que reconhece o compromisso da empresa com a melhoria ambiental e social, além de fortalecer sua imagem perante uma cadeia de valor mais exigente e consciente”, observa Fabiana Moreira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 12h06
24°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 27°

24° Sensação
2.06 km/h Vento
48% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo limpo
Amanhã (20/06)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias