Domingo, 21 de Julho de 2024 19:15
(31) 99129-8046
CULTURA TV MURO

TV Muro: a brincadeira de criança que virou realidade

Exposição “TV Muro 30 Anos”, uma viagem às três décadas de existência da menor TV do mundo, localizada em Sabará

27/05/2024 11h33
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
TV Muro: a brincadeira de criança que virou realidade

Em 1994, em um quintal de Sabará, surgiu um projeto que se tornaria uma lenda local: a TV Muro. 
Aos 19 anos, Chiquinho e seu amigo Rodrigo Ribeiro transformaram uma brincadeira de criança em um sonho alimentado por criatividade e determinação.
Em entrevista a Folha de Sabará Chiquinho relembra com nostalgia o começo de tudo. "Nós tínhamos feito um exercício no quintal da casa do Rodrigo", conta. Rodrigo, sempre criativo, sugeriu: "vamos montar uma emissora de TV aqui no quintal?". 
A ideia, embora inusitada, rapidamente ganhou vida.. Com o apoio da mãe de Rodrigo, que cedeu o espaço, começaram a montar a "emissora" usando materiais recicláveis como papelão e caixas.
"Colocamos câmeras feitas de papelão e até uns bagajubão virados pro céu", relembra Chiquinho, com um sorriso. "A ideia era brincar que a gente estava transmitindo para um satélite."
A paixão pelo cinema também teve um papel fundamental na criação da TV Muro. "Meu pai me levava para o cinema, e eu ficava fascinado", diz Chiquinho. Quando o cinema local fechou, ele levou algumas tiras de filmes para casa e improvisou projeções na parede com uma lanterna, mantendo viva a chama do sonho de aparecer na TV.
Mas foi uma troca inusitada que deu um novo rumo ao projeto. "Eu tinha uma cabra, e um dia um vizinho me perguntou se eu queria vender", conta Chiquinho. Em vez de dinheiro, ele sugeriu trocar por um computador antigo e uma câmera VHS. "Eu fiz a troca e consegui uma câmera de verdade", diz, ainda maravilhado.

Montando o Estúdio

Com a câmera em mãos, Chiquinho enfrentou o desafio de conectar a imagem à televisão. "O Claudio, da Video Company, me mostrou como usar os cabos", explica. Com paciência e criatividade, ele esticou os fios até a TV de tubo da mãe. "Eu pedi emprestada a televisão dela para colocar no muro e fazer o projeto funcionar." Embora a câmera VHS já não funcione, a memória da TV Muro permanece viva. "Era uma época mágica, onde tudo parecia possível", reflete Chiquinho. O projeto, que começou como uma brincadeira, inspirou muitos na comunidade e deixou um legado de inovação e diversão.
A TV Muro que em 2024 completou 30 anos é um exemplo brilhante de como a criatividade e a determinação podem transformar sonhos em realidade, mesmo com recursos limitados. O espírito inovador de Chiquinho continua a inspirar, lembrando-nos que, com um pouco de imaginação, qualquer quintal pode se tornar um estúdio de televisão.
A  TV Muro não é apenas uma história sobre tecnologia e improviso. É um testemunho de como sonhos alimentados na juventude podem marcar uma comunidade e criar memórias duradouras. 
Para comemorar os 30 anos, a menor TV do mundo criou uma exposição que foi realizada no Solar do Padre Correia, de 10 a 19 de maio.

Conheça a TV Muro

A TV Muro funciona  na Rua São Francisco, nº 299, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis, no alto do muro da casa de Chiquinho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará, MG
Atualizado às 18h05
23°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

23° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 12° Máx. 29°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 13° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias