A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (22) realização de audiência pública para debater a alteração na estrutura da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) promovida pelo Decreto 11.999, de 2024 . Com a norma, o governo federal aumentou três de seus representantes e retirou um da sociedade civil. O requerimento (REQ) 59/2024 foi proposto pelo senador Eduardo Girão (NOVO-CE) na reunião presidida pelo senador Humberto Costa (PT-PE).
Segundo o senador, o novo decreto gerou manifestações de repúdio em associações médicas que compõe a CNRM. O colegiado é um órgão consultivo do Ministério da Educação, que regula e supervisiona as atividades de residência médica.
O senador Dr. Hiran (PP-RR) também apoiou o requerimento. Ele é responsável pelo projeto de decreto legislativo (PDL) 202/2024 para sustar os efeitos do decreto. Segundo ele, a exclusão da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e a Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) “levanta preocupações”.
“A participação de entidades representativas da classe médica é relevante para garantir a objetividade e a imparcialidade na regulação, supervisão e avaliação dos programas de residência médica”, diz na justificação de seu projeto.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
