A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (18) projeto de resolução (PRS) 41/2023, que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Equador. A proposta da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) recebeu relatório favorável do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e segue para o Plenário.
O grupo parlamentar tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações entre os Poderes Legislativos dos dois países. A cooperação deve ocorrer por meio de visitas, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, científica, cultural, educacional e econômica.
Os dois parlamentos também podem realizar a permuta de publicações e trabalhos sobre matérias e experiências legislativas. De acordo com o PRS 41/2023, é atribuição do grupo parlamentar manter relações culturais, de intercâmbio e de colaboração técnica com entidades nacionais e estrangeiras. A adesão de deputados e senadores é voluntária.
— Os grupos parlamentares possibilitam trocas de experiências entre os legislativos nacionais envolvidos. Dessa maneira, eles proporcionam relevante contribuição para o relacionamento dos países em causa — argumenta Chico Rodrigues.
Na justificativa do projeto, Soraya Thronicke destaca ações de cooperação entre os governos dos dois países. Ela cita com exemplos projetos para a gestão de recursos hídricos e a implantação do banco de leite humano no Equador.
As relações diplomáticas entre Brasil e Equador começaram em 1844. Em 1873, o Brasil abriu uma legação em Quito, capital equatoriana. Em 2020, o comércio entre os dois países somou US$ 686,6 milhões, com saldo positivo de US$ 512,2 milhões para o Brasil.
A CRE é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
