Sexta, 19 de Junho de 2026
(31) 991298046
Meio Ambiente Meio Ambiente

Parque Estadual Mata do Limoeiro ganha novo atrativo turístico

Mirante do Gigante tem trilha de acesso de 1,7 quilômetro de caminhada leve e tranquila

21/03/2024 15h00
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
IEF / Divulgação
IEF / Divulgação

Uma caminhada marcou a abertura à visitação de mais um atrativo no Parque Estadual Mata do Limoeiro: o Mirante do Gigante. 

A Unidade de Conservação (UC), administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) , está localizada em Ipoema, distrito de Itabira, na região Central de Minas Gerais.

Na manhã de quarta-feira (20/3), a equipe do parque, juntamente com funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabira, promoveu uma caminhada até o Mirante do Gigante, onde fizeram piquenique em comemoração à abertura do novo atrativo.

O acesso ao atrativo é feito pela portaria do parque. A trilha é de 1,7 quilômetro e seu maior percurso é dentro de mata fechada, o que permite uma caminhada mais leve e tranquila. No seu ponto mais alto foi construída a estrutura de um pequeno deque e banquinho para descanso. O local é propício para piquenique e contemplação do pôr do sol.

"O espaço está à disposição de todos os visitantes, para que possam desfrutar do local que conta com uma paisagem deslumbrante”, observa o gerente do parque, Alex Amaral.

Corredeiras da Juventude

Recentemente, o parque também inaugurou outro atrativo turístico, batizado de “Corredeiras da Juventude”. A área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.

As Corredeiras da Juventude situam-se acima da Cachoeira do Derrubado, com queda d’água de aproximadamente 57 metros de altura e formação de poços de 1,72 metros a 3,57 metros de profundidade. Distante da sede do parque cerca de 4,5 quilômetros, o atrativo pode ser visitado a partir de uma trilha demarcada e sinalizada, com grau de dificuldade considerado moderado.

O parque

Criado em 2011 e aberto à visitação pública em 2013, o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A unidade de conservação tem importante papel na preservação e conservação da biodiversidade local, sendo reconhecido também pelos projetos de inclusão e educação ambiental. Entre eles, a Trilha dos Sentidos, Passaporte Turístico, Ecofolia e Natal em Comunidades.     

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 13h13
22°
Parcialmente nublado

Mín. 10° Máx. 24°

22° Sensação
1.87 km/h Vento
50% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/06)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo nublado
Domingo (21/06)

Mín. 13° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias