
O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, participou nesta segunda-feira (11/3), em São Paulo, do painel de Transição Energética no evento CNN Talks, promovido pela rede de comunicação CNN Brasil.
Durante o debate, que reuniu autoridades brasileiras para discutir os caminhos para a infraestrutura do Brasil, o vice-governador destacou o protagonismo de Minas Gerais na geração de energia solar.
"Em Minas, hoje temos quase 25% da energia solar instalada no Brasil, e isso, combinado com uma matriz que está se diversificando, coloca o estado em posição de destaque no país", disse.
Neste mês de março, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas atingiu a marca de 4,07 GW de energia solar em operação na geração centralizada, se tornando o primeiro estado do Brasil a superar 4 GW de geração centralizada.
Ainda em relação à produção de energia renovável, o estado já tinha alcançado o marco histórico de 7 GW de geração solar em operação.
Energia Limpa
O vice-governador ainda enalteceu a posição de destaque nacional em relação à produção de energia limpa.
"Falar em transição energética não é só falar da rede e distribuição de energia na casa das pessoas. É falar da diversificação das nossas matrizes para que tenhamos: consumo de biomassa na própria indústria que gera biomassa, substituindo a necessidade de tirar da rede de energia; a diversificação da base na nossa geração elétrica para além da hidroelétrica, tendo a fotovoltáica e a eólica como opções; e que tenhamos a a possibilidade de aumentar nos veículos a utilização do etanol - e Minas hoje é o segundo maior produtor do Brasil", destacou.
O estado possui uma matriz energética e elétrica majoritariamente limpa e renovável, contando com ações importantes para a descarbonização, o que tem contribuído para que Minas cumpra as metas estipuladas no “Race to Zero” e no Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Atualmente, Minas lidera o ranking de produção de matriz limpa no Brasil, com destaque para o etanol.
CNN Talks
O evento promovido pela empresa de comunicação CNN Brasil também discutiu temas como transporte, logística, saneamento e construção.
Meio Ambiente Sisema apresenta avanços da gestão ambiental durante o Assembleia Fiscaliza
Meio Ambiente Governo de Minas investe R$ 850 milhões no fortalecimento de Unidades de Conservação da Bacia do Rio Doce
Meio Ambiente Minas supera meta de plantio de mudas e fortalece educação ambiental para recuperar a Mata Atlântica
Meio Ambiente Governo de Minas alerta para queda acentuada de temperaturas nesta sexta-feira (19/6)
Meio Ambiente Governo de Minas lança projeto de recuperação ambiental na bacia do Rio Doce
Meio Ambiente Museu Arqueológico da Lapinha lança plataforma digital e amplia acesso ao patrimônio científico de Minas Gerais Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
