Terça, 30 de Junho de 2026
(31) 991298046
Economia 50%DE DESCONTO

Saída da inadimplência: Títulos protestados em Sabará já podem ser cancelados com desconto de 50% nas taxas cartorárias

Mais de 700 mil títulos protestados em Minas Gerais já tiveram as dívidas quitadas e possuem autorização para cancelamento do protesto no estado

07/03/2024 17h48 Atualizada há 2 anos atrás
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: CARTÓRIO DE PROTESTOS - MG
Saída da inadimplência: Títulos protestados em Sabará já podem ser cancelados com desconto de 50% nas taxas cartorárias

Mais de 700 mil títulos protestados já tiveram as dívidas quitadas e possuem autorização para cancelamento do protesto no estado. O dado apresentado pelo Instituto de Protestos de Minas Gerais (IEPTB MG), organização que representa a categoria dos Tabeliães de Protesto de Minas Gerais, revela a necessidade da população e empresas regularizarem a situação nos cartórios, sobretudo, com a possibilidade de desconto e parcelamento.


A alteração na Lei 15.424/2004 garantiu o desconto de 50% na quitação dos encargos cartorários associados ao cancelamento de títulos enviados a protesto entre 20/03/2020 e 31/12/2023 no território estadual. “O prazo para garantir o desconto vai até o dia 30 de abril de 2024. Os mais de 700 mil títulos que se enquadram nesse período representam quase R$3 bilhões em dívidas quitadas. Porém, o que acontece é que o devedor paga a dívida, mas esquece de cancelar o protesto, o que mantém a situação irregular e com riscos futuros de restrições de crédito”, explica o presidente do IEPTB MG, Leandro Gabriel.


Segundo ele, o processo de cancelamento é simples. “Após quitar com o credor, a pessoa que estava inadimplente deve ir ao cartório onde a dívida foi protestada e pagar as taxas cartoriais, processo que pode ser parcelado em até 12 vezes. Então, o cancelamento dos títulos protestados acarreta no cancelamento dos registros respectivos no Serasa e Boa Vista.”


Inadimplência e elegibilidade para o desconto


O protesto é uma maneira legal de oficializar a inadimplência de um consumidor junto a um cartório de protesto no estado. Os títulos podem ser de contratos de aluguel e de prestação de serviços, contas de água e luz, sentença judicial não cumprida, nota promissória, etc.
Segundo dados do Mapa da Inadimplência da Serasa de 2023, mais de 6,6 milhões de mineiros estavam em débito com suas dívidas. No estado já são mais de 4,5 milhões de títulos, o que somam quase R$25 bilhões em dívidas protestadas. Nesse cenário de inadimplência, o IEPTB MG reforça que a possibilidade de reduzir pela metade o valor das taxas do cartório e fazer um parcelamento favorece aqueles que desejam limpar o nome.
O benefício inclui pessoas físicas e jurídicas, que tiveram títulos enviados a protesto entre 20/03/2020 e 31/12/2023. Mas, o presidente do Instituto chama atenção para as especificidades do processo. “Quando o devedor for pessoa física ou natural inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico -, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, além dos 50%, até o dia 30 de abril de 2024, terão direito ao desconto da taxa de Fiscalização Judiciária mediante comprovação da condição.
O CadÚnico é um instrumento do governo federal para identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda, o qual é necessário para utilização de serviços e programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para verificar se você tem algum título em protesto clique aqui.
Caso não consiga acessar, procure o Cartório de Protesto de Títulos da Comarca de Sabará
Rua Mestra Ritinha, n.º 48 - Sala 2 - Centro - Sabará/MG - CEP 34505-020
Telefone: (31)3674-2750

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
IvairHá 2 anos atrásSabaráEsta é, realmente, uma excelente oportunidade para quitar uma dívida e voltar a ter o nome limpo, sem qualquer restrição, pagando somente metade das despesas de cancelamento.
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 00h47
17°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 25°

17° Sensação
1.8 km/h Vento
84% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/07)

Mín. 15° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Quinta (02/07)

Mín. 13° Máx. 28°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias