A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (5) projeto de lei que cria o Dia Nacional do Rotaractiano, como são chamados os associados dos Rotaract Clubs. A proposta, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), foi relatada pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto será enviado para a análise da Câmara dos Deputados.
O PL 207/2024 estabelece que, anualmente, em 13 de março será celebrado o Dia Nacional do Rotaractiano. A data é a mesma em que o primeiro Rotaract Club foi lançado pelo Rotary Internacional, em 1968, na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, 203 mil membros estão espalhados por mais de 10 mil unidades em 180 países. De acordo com a entidade, há mais de 5,8 mil associados no Brasil.
O Rotaract é um dos programas do Rotary e é voltado para pessoas de 18 a 30 anos. Os grupos realizam trabalhos voluntários, como a promoção da alfabetização, da paz, da saúde e do acesso à água para comunidades locais e internacionais.
Segundo Arns, que preside a comissão, “os rotaractianos desenvolvem fortes laços comunitários, conhecendo outras realidades e criando soluções para problemas das mais diversas ordens”. O relator afirma que os clubes têm a missão de impactar positivamente a sociedade e, para isso, estudam “as carências e demandas dos locais de atuação”.
Na reunião, os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) eWellington Fagundes (PL-MT) elogiaram o projeto por ser um incentivo para união e o trabalho voluntário de jovens no país.
Na semana passada, o autor do projeto, Nelsinho Trad, presidiu audiência pública para tratar da criação do Dia Nacional do Rotaractiano.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 29°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
