O "saidão", a proteção à população LGBTQIA+ encarcerada e a concessão de porte de arma de fogo aos integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) estão na pauta da reunião Comissão de Segurança Pública (CSP) nesta terça-feira (28), às 11h.
O projeto de Lei (PL) 2.326/2022 visa alterar um artigo da Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003 , que estabelece sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, para conceder o porte de arma de fogo aos integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) em atividades de fiscalização. Caso aprovado pela CSP, o projeto será apreciado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Já o PLP 150/2021 , do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que trata da proteção à população LGBTQIA+, visa alterar a lei complementar que criou o Fundo Penitenciário Nacional ( Funpen – Lei Complementar 79, de 1994 ), para determinar a construção ou adaptação de celas, alas e galerias prisionais específicas para o recolhimento da comunidade LGBTQIA+ encarcerada, em quantidade apropriada e respeitada a autonomia de declaração de identidade pela pessoa que está presa.
Completa a pauta de quatro itens o PL 2.581/2023 , do senador Sérgio Moro (União-PR), que tipifica o crime de fraude contábil e prevê incentivos para a denúncia de ilícitos no mercado financeiro; e o PL 1.568/2019 , da deputada Rose Modesto (PSDB-MS), que aumenta a pena mínima do crime de feminicídio e torna mais rígida a progressão de regime para presos condenados por esse crime. O feminicídio passa a ter pena de reclusão de 15 a 30 anos. A pena é de 12 a 30 anos atualmente.
Na pauta da reunião também estão incluídos dois requerimentos para convidar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, a prestar esclarecimentos. Por meio do REQ 57/2023 - CSP , o senador Jorge Seif (PL-SC) pede informações sobre a recepção, no palácio do Ministério da Justiça, da Luciane Barbosa Farias, integrante do Comando Vermelho. E o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), por meio o REQ 58/2023 - CSP, pede informações sobre os objetivos do Plano da Amazônia para combater crimes ambientais e promover a segurança pública nos estados da Amazônia Legal.
A reunião da CSP será realizada na sala 9 da ala Alexandre Costa.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
