Quarta, 24 de Junho de 2026
(31) 991298046
Cultura EXPOSIÇÃO

Solar do Padre Correia recebe exposição "Jabuticaba na artesania das mulheres sabarenses

Realizada pela Prefeitura de Sabará, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e associações de artesanato da cidade

08/11/2023 14h44
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Prefeitura de Sabará
Solar do Padre Correia recebe exposição

Nesta sexta-feira (10/11), às 19h, o Solar do Padre Correia receberá a exposição “Jabuticaba na Artesania das Mulheres Sabarenses”, que tem como curadora a artista plástica, Wanessa Gomes. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Sabará, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e associações de artesanato da cidade, visa apresentar para o público o trabalho sensível das artesãs, com inspiração no Festival da Jabuticaba, maior evento cultural e gastronômico de Sabará, que acontece, anualmente, no município.

 Além disso, a exposição busca consolidar a produção artesanal, conectada a esse importante patrimônio cultural, percorrendo não só apenas as relações de pertencimento às tradições locais, mas, também, ampliando o olhar para questões sensíveis que permeiam o imaginário cultural, artístico e histórico da cidade.

A atividade tem como referência as memórias afetivas, as cores, as formas, as partes da jabuticabeira, as quitandas, os doces, entre outros derivados da jabuticaba, que saem dos quintais e das cozinhas, passando pelo imaginário das artesãs e sendo transferidos para os trabalhos típicos da cidade, como a renda turca de bico, as bainhas, os bordados, as pinturas de tecidos e demais produtos. Todos esses trabalhos estarão expostos em panos de mesas, jogos de jantar, bonecas, ecobags, bijouterias, adornos e ricas peças de artesanato.

Segundo os organizadores da iniciativa, “Sabará é chamada a terra da jabuticaba e, em meio às jabuticabeiras, com seus troncos majestosos, suas folhas verdes, suas singelas flores brancas e exuberância de centenas de frutinhas pretas e doces, há a abundante produção não só dessa bela fruta, mas de diversos derivados, que possibilitam conhecer o povo sabarense e suas tradições. Sendo assim, por meio da arte das artesãs, queremos retratar tudo isso, para que a população e turistas possam conhecer, ainda mais, a importância da jabuticaba para nossa cidade.”

A visitação gratuita acontecerá de 11 a 19/11, das 9h às 16, no Solar do Padre Correia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 20h13
21°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 26°

21° Sensação
1.61 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias