O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento nesta segunda-feira (6), a importância do projeto que reformula o sistema de cotas no ensino federal ( PL 5.384/2020 ). O texto altera critérios sociais, que levam em conta a renda e a formação em escola pública, e identitários, que consideram a cor, etnia ou deficiência, para o ingresso facilitado em estabelecimentos federais de ensino superior ou de ensino médio técnico. O parlamentar, que foi relator da matéria, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar a proposta na próxima segunda-feira (13).
Para Paim, ajudar os que mais precisam é “fazer justiça histórica, reparando os erros e as incoerências de uma sociedade que tem de ser igualitária e possibilitando que todos tenham oportunidades para o crescimento”.
— Estamos falando em educação. Ao agirmos de maneira inclusiva, permitindo que todos compartilhem o mesmo palco, o mesmo chão, as mesmas luzes, não determinamos o que o povo precisa. Mas abrimos um enorme espaço para que todos, brasileiros e brasileiras, expressem as suas vontades e os seus desejos, unindo todos em uma mesma esperança.
O senador também destacou o lançamento do seu livro O Grito do Silêncio, realizado na Feira do Livro de Porto Alegre no sábado (4). A obra é sobre a pandemia de covid-19 e conta com o relato de 64 artigos escritos pelo parlamentar.
Paim apresentou um voto de pesar pelo falecimento do servidor Júlio Ricardo Borges Linhares, de 62 anos. Júlio ingressou no Senado como analista legislativo em 1984 e foi o secretário que permaneceu mais tempo em atividade à frente de um colegiado, tendo trabalhado por 17 anos na Comissão de Educação (CE). O senador pediu um minuto de silêncio em homenagem ao servidor e ressaltou que Júlio era um profissional “dedicado, comprometido e exemplar”.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
