Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Filarmônica de Minas Gerais faz apresentação gratuita em Belém, no Pará

Orquestra vai apresentar obras de Carlos Gomes, Haydn e Tchaikovsky; maestro e parte da filarmônica darão aulas técnicas a integrantes do projeto V...

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
26/10/2023 às 18h10
Filarmônica de Minas Gerais faz apresentação gratuita em Belém, no Pará
Rafael Motta

Em celebração aos seus 15 anos, a Filarmônica de Minas Gerais , uma das mais importantes orquestras da América Latina, promove concerto gratuito em Belém (PA), na próxima terça-feira (31/10), no Theatro da Paz, às 20h.

Conduzida pelo regente associado, maestro José Soares, a orquestra vai interpretar a última sinfonia de Haydn, a Sinfonia nº 104 em Ré maior, Hob. I:104, "Londres"; O Escravo: Alvorada, de Carlos Gomes, obra recém-gravada pela Orquestra no CD dedicado ao compositor e lançado neste ano, e a belíssima suíte do balé A bela adormecida, de Tchaikovsky.

O concerto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A apresentação é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no mesmo dia, a partir das 9h, na bilheteria do teatro e pela internet, em fil.mg/belem , limitados a dois ingressos por pessoa.

No dia anterior ao concerto, o maestro José Soares e 12 instrumentistas da filarmônica ministrarão aulas técnicas de instrumentos para 24 integrantes do projeto Vale Música Belém, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM).

Depois desse momento de aprendizado, os alunos do projeto se encontrarão com toda a orquestra na terça-feira, no palco do Theatro da Paz, e participarão de duas peças do concerto.

Para o maestro associado da Filarmônica de Minas Gerais, José Soares, “a itinerância é um dos principais alicerces nas atividades da Filarmônica de Minas Gerais. Fazendo jus ao imenso estado que leva o nome da orquestra, temos o prazer de incluir no nosso próximo itinerário a cidade de Belém. O privilégio de tocar no Theatro da Paz, cercado por um ambiente de tradição artística de grande beleza e diversidade, nos dá muita alegria”.

Referindo-se ao trabalho educativo da viagem, ele detalha. “Para deixar a ocasião ainda mais especial, teremos a oportunidade de interagir com alunos do programa Vale Música de duas formas: além das aulas técnicas que vamos oferecer, eles se juntarão aos nossos músicos em duas obras do concerto. Formaremos, então, uma grande orquestra, cuja troca de experiências será certamente muito enriquecedora para todos nós”.

A idealizadora do Vale Música Belém, professora Glória Caputo, diz que “além dos sonhos melódicos, vários sonhos serão realizados na união de uma fantástica orquestra com jovens do nosso projeto, dando a eles uma experiência que será inesquecível em suas vidas”, conclui.

O projeto tem realização do Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
FLIS 2026 Há 2 dias

Sabará vira palco da literatura, da memória e da arte na 12ª Festa Literária de Sabará- FLIS

FLIS 2026 acontece nos dias 27 e 30 de agosto, ocupa espaços históricos da cidade e reúne lançamentos de livros, cordéis, oficinas, teatro, música e atividades para diferentes públicos.

ARTE GRATUITA Há 4 dias

Grupo Teatro Kabana abre inscrições para oficinas gratuitas de canto, teatro e percussão em Sabará

Projeto Batu Kaki oferece oficinas de Canto e Cena e Percussiva no CEU das Artes; atividades começam em 29 de agosto e seguem até 21 de novembro, com 25 vagas gratuitas por turma

Café com Jabuticaba Há 1 semana

Café com Jabuticaba leva tradição, gastronomia e memória de Sabará para cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Projeto “Café com Jabuticaba” leva a tradição, os sabores e as memórias de Sabará a cidades da Região Metropolitana, com cafés afetivos, oficinas de geleia, histórias, música e valorização do patrimônio cultural ligado à fruta símbolo do município.

POLPA E PELE Há 3 semanas

Lançamento do livro Polpa e Pele em Sabará terá sarau poético e entrada gratuita no Rancho da Cultura

Poeta Tamires Lunardelle estreia na literatura com evento aberto ao público no dia 9 de agosto, reunindo poesia, microfone aberto e valorização da cultura local

PRIMEIRO LIVRO Há 3 semanas

Gabriela Correia lança “Romance em Pequenos Versos” no Teatro Municipal de Sabará neste sábado (8)

Escritora sabarense apresenta sua primeira edição física após cinco anos de espera. O lançamento de Romance em Pequenos Versos celebra a literatura, a cultura de Sabará e a força da escrita como instrumento de esperança e transformação.

Lenium - Criar site de notícias