A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) criticou, em pronunciamento nesta quinta-feira (24), o preço abusivo das passagens aéreas no Brasil. Segundo a parlamentar, o problema afetou ao menos 42 milhões de brasileiros no primeiro semestre de 2023. Para a senadora, a Casa tem que "discutir e procurar uma solução para essa prática das poderosas companhias aéreas”.
Buzetti citou ainda os casos das empresas de turismo 123 Milhas e Hurb, que não cumpriram com as condições ofertadas e cancelaram a emissão de milhares de passagens.
— Por que as pessoas recorrem a essas agências com ofertas tentadoras? Pelo simples motivo da passagem mais barata no Brasil, hoje, custar pelo menos meio salário mínimo. E a passagem é o início do problema de quem precisa viajar no Brasil. [...] O voo saindo aqui de Brasília para Cuiabá, por exemplo, decolando na sexta e voltando na segunda, se for comprar para o mês seguinte, sem despachar bagagem, o bilhete sai por R$ 1,6 mil. Isso na tarifa mais barata.
A parlamentar destacou que o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou o lançamento do programa do Voa Brasil, que tem como objetivodemocratizar o acesso a passagens de avião, com custo estimado em R$ 200 por trecho.
— Acho louvável, mas não podemos fechar os olhos para o que acontece hoje. Vamos abrir o mercado? Vamos colocar a discussão da reforma tributária? O que é necessário para que a gente consiga baratear essa operação nas companhias aéreas, se for o caso? Precisamos mudar essa realidade. Voar no Brasil é uma necessidade de muitos, mas se tornou um privilégio de poucos.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 24°
ChuvaMín. 10° Máx. 24°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
