A próxima segunda-feira, 14 de agosto, marca o Dia do cardiologista. A data foi estabelecida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007, como uma forma de valorizar este profissional e relembrar a importância da saúde do coração, além de coincidir com a fundação da própria SBC, em 1943. A saúde do coração é um assunto que merece atenção, pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo, segundo dados da própria sociedade. Cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. Por isso se faz tão importante o hábito de se consultar com o especialista em saúde do coração e dos vasos sanguíneos.
O cardiologista é o profissional que pode identificar, prevenir e tratar problemas cardíacos, como arritmias, pressão alta, infarto, insuficiência cardíaca, entre outros. Ele também pode orientar sobre os fatores de risco e os hábitos saudáveis que podem proteger o coração, como alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do estresse e do tabagismo.
“Para viver uma vida saudável e plena, é fundamental investir em cuidados com a saúde em geral, mas principalmente, com o coração”, lembra o Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista, focado na mudança do estilo de vida (MEV) de seus pacientes. “Vale sempre lembrar que trata-se do órgão que bombeia sangue para todo o organismo, logo, é ele que mantém a vida das pessoas”, acrescenta.
A consulta com o cardiologista é indicada principalmente quando a pessoa apresenta sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço excessivo, tonturas ou desmaios. Além disso, é recomendado fazer uma avaliação cardiológica anualmente a partir dos 45 anos para os homens e dos 50 anos para as mulheres, ou antes se houver histórico familiar de doenças cardiovasculares.
O cardiologista pode solicitar e realizar diversos exames para verificar o funcionamento do coração, como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e ressonância magnética. Esses exames podem detectar alterações nas estruturas, no ritmo e na função do coração, além de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias.
Ao se consultar com um cardiologista, pode-se obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para cada condição, além de receber orientações personalizadas sobre como cuidar melhor da saúde cardiovascular e evitar complicações futuras.
Um momento apontado pelo Dr. Rizzieri como uma ferramenta poderosa para detectar problemas cardíacos precocemente é prestar atenção ao corpo durante a prática de exercícios físicos. Segundo o especialista, estes são cinco sintomas que podem indicar problemas cardíacos durante o esforço físico:
1 - Dor ou desconforto no peito: é preciso ficar atento(a) a sensações de aperto, pressão ou queimação.
2 - Falta de ar: a sensação de estar ofegante mesmo com um esforço leve pode ser um sinal de alerta.
3 - Palpitações: um ritmo cardíaco irregular ou acelerado durante o exercício.
4 - Tontura ou desmaio: sentir vertigem ou desmaiar durante o esforço físico.
5 - Fadiga extrema: a sensação de esgotamento rapidamente, mesmo em atividades moderadas, merece atenção.
Entretenimento Jornalista comandará talkshow para brasileiros em TV nos EUA
Entretenimento Whey zero lactose ganha espaço em dietas com restrição
Entretenimento CASACOR São Paulo tem 41% da mostra com acesso gratuito
Entretenimento Bourbon Shopping tem arena para troca de figurinhas da Copa
Entretenimento AMIKA Kart movimenta julho com etapas e torneio em SP
Entretenimento Influency.me lança podcast sobre marketing de influência Mín. 16° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
