Segunda, 29 de Junho de 2026
(31) 991298046
Educação DIREITO ANIMAL

BH recebe 1º curso de Direito Animal ao vivo

BH recebe 1º curso de Direito Animal ao vivo

28/07/2020 11h32
Por: Glaucia Melo Clark
BH recebe 1º curso de Direito Animal ao vivo

Promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva, curso visa trazer novas tendências sobre as relações entre humanos e animais, apontando o direito nas novas configurações familiares

No próximo dia 22 de agosto, o Centro Universitário Newton Paiva vai promover o I Curso Mineiro de Direito Animal, que acontecerá ao vivo das 8h30 as 18h e será online para todo o Brasil. A iniciativa e coordenação é da pesquisadora em Direito Animal e professora mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Andréia Bonifácio, também autora do livro “A família contemporânea brasileira à luz do Direito Animal”.

“Os animais têm ocupado espaço cada vez mais diferenciado não só na vida de milhares de brasileiros como também nas mídias, nos movimentos e agora também no ensino. Tem sido crescente o interesse de toda uma sociedade e dos alunos não só à causa animal, como também, as curiosidades sobre os possíveis direitos à eles destinados”, explica a Profa Andréia.

O curso também tem coordenação da advogada, professora e mestre em direito ambiental e desenvolvimento sustentável, Cristiana Nepomuceno Soares, que é presidente da Comissão de Direito e Energia da OAB/MG. "A sociedade tem sido muito participativa nas questões envolvendo a preservação da natureza e o repúdio aos maus tratos animais. Toda vida importa, seja ela humana ou animal”, defende a coordenadora.

Entre os assuntos que serão ministrados estão a tutela jurídica dos animais no Brasil e direito comparado, a interface Direito e Medicina Veterinária na teoria do elo, além de Bioética e Direito Animal. Ainda durante o curso serão ministrados temas como, direitos dos animais e saúde única e responsabilidade do adotante de animal.

Segundo Andréia, a pandemia do novo Coronavírus tem servido de experiência para ampliar gradativamente os horizontes, trazendo reflexão sobre todas as mudanças que estão ocorrendo no mundo. “Esses fatores contribuíram para o nosso encorajamento na busca por alternativas e inovação no jeito de ensinar, dessa forma, podemos interagir com os alunos", explica. “Tem se tornado cada vez mais crescente o interesse de todas uma sociedade e dos alunos não só a causa animal, como também, as curiosidades sobre os possíveis direitos a eles destinados”, completa.

Interessados podem se inscrever até 21 de agosto pelo link https://www.newtonpaiva.br/cursos/extensao/i-curso-mineiro-de-direito-animal.

Segundo Dra. Edna Cardozo Dias, que é doutora em Direito, professora e uma das pioneiras no ensino do Direito Animal no país, o curso trata-se de um “ensino interdisciplinar revolucionário destinado a juristas e todos profissionais da área animal”.

O curso trata-se também de uma oportunidade para os profissionais da área de saúde e contará com a presença de ministrantes integrantes do MPMG, profissionais da medicina veterinária e do Direito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 15h13
25°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 25°

25° Sensação
3 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/06)

Mín. 16° Máx. 26°

Tempo limpo
Quarta (01/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias