Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Cultura Lei Paulo Gustavo

Lei Paulo Gustavo destinará mais de R$1 milhão a Sabará

Sabará é uma das primeiras cidades de Minas Gerais a ter o Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo aprovado pelo Ministério da Cultura

20/06/2023 15h27 Atualizada há 3 anos atrás
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Prefeitura de Sabará
Lei Paulo Gustavo destinará mais de R$1 milhão a Sabará
Sabará é uma das primeiras cidades de Minas Gerais a ter o Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo aprovado pelo Ministério da Cultura. Até o momento, apenas 17% dos municípios mineiros estão na fase em que Sabará se encontra. Com a aprovação, a cidade dá mais um importante passo para receber o recurso federal que será destinado ao seu setor artístico-cultural.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves, explica os próximos passos. “Agora, realizaremos uma consulta pública para o planejamento das ações que irão beneficiar a classe artística do município. Todas as informações serão divulgadas nas próximas semanas, além de posterior publicação dos instrumentos de seleção com editais e chamamentos públicos”, conta.
A Lei
A Lei Paulo Gustavo foi regulamentada no dia 11 de maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A regulamentação específica quatro categorias, sendo que obrigatoriamente 70% do valor deve ser investido em apoio a produções de audiovisual e os 30% restantes voltados para outras modalidades como economia criativa e solidária, atividades artísticas em geral e apoio aos espaços artísticos e culturais. Ela prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e minimizar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural. Sabará terá acesso a R$ 1.145.968,43 milhão, sendo que 70% desse valor será exclusivamente destinado ao segmento audiovisual.
A lei leva o nome do artista Paulo Gustavo como forma de homenageá-lo. Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um importante ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Nasceu em 30 de outubro de 1978, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O comediante faleceu em 4 de maio de 2021, no Hospital Copa Star, no qual ficou internado em decorrência da Covid-19.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 12h13
24°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

24° Sensação
3.96 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias