O emocionante clipe da música “Ei Amigo” da banda sabarense Sapotchen foi lançado para o público no último mês e trás à tona um problema que atinge a sociedade, a dependência química e o apoio aos companheiros e familiares que estão nessa situação. O vídeo foi feito em parceria com o produtor Tadeus Patolla, que mixou e produziu a música em São Paulo, e conta com o depoimento de André Muniz, amigo pessoal dos músicos, que conseguiu dar a volta por cima e sair do mundo das drogas.
André foi uma das inspirações para a composição, como explica Vaninho Sapotchen, vocalista da banda. “Ele é um dos poucos que conheço que conseguiram dar a volta por cima, ele foi escravo desse vício durante 28 anos, hoje com 41 anos, se tornou Terapeuta Holístico (técnicas para o equilíbrio físico e emocional) e faz um importante trabalho de recuperação de pessoas”, explica o músico. Com essa vivência próxima, a banda conseguiu compor uma letra marcante para transmitir uma mensagem de apoio às pessoas que estão nessa situação.
A iniciativa de trazer uma pessoa que já conviveu com o vício e que conseguiu vencer foi para impactar o público. O vocalista temeu receber uma reposta negativa, mas André entendeu que sua presença seria importante como exemplo de superação. Um dos objetivos da banda foi impactar os jovens sobre os problemas das drogas e como isso afeta a todos em volta: “Penso que podemos alertar a molecada sobre os perigos desse caminho de ilusão, não experimente. Já os que estão vivendo isso, espero que possam através deste clipe, conhecer um pouco da história do André, e consequentemente, acreditem que possam se curar.”
Vaninho está convivendo com uma situação difícil com um primo dependente químico e viu na música uma oportunidade de atingir mais pessoas que possam estar convivendo com aqueles que precisam de apoio no momento. Essa busca por ajudar uma pessoa próxima e a lembrança de outros conhecidos que não conseguiram vencer o vício foram fundamentais para que a canção tivesse essa mensagem tão forte e impactante.
O vocalista também é designer e começou a escrever a música quando estava trabalhando num projeto gráfico e assistindo o documentário sobre a ”Cracolândia” de São Paulo. Quando esteve na capital paulista, Vaninho viu de perto o local e a situação dos dependentes que ali estavam e, ao assistir o documentário, também lembrou dos conhecidos que lutaram contra essa doença. “Eu intitulei de “Ei amigo”, que é um diálogo, no qual ofereço uma ajuda, uma mão amiga. O Sapotchen traz essa mensagem bem clara na música em estender a mão para estas pessoas que precisam de ajuda.”, explica.
A luta contra a dependência é complicada para quem está com a doença e para quem convive próximo. Uma das mensagens da letra da música é de que a situação é complexa e exige paciência de todos, mas principalmente iniciativa e aceitação da pessoa que está doente, assumindo o problema e aceitando ajuda para sair dessa situação. Ele conta que viu inúmeras situações de conhecidos que não tiveram êxito na luta por rejeição ou escolha do próprio doente.
Na estrada desde 2001, Sapotchen surgiu como uma forma de unir a turma de amigos para se divertir e tem como componentes, além do vocalista Vaninho, Orni Sapotchen na bateria, David Souza no Baixo, Brenon Douglas e Bruno Coimbra nas guitarras. A banda mantém uma interação constante com o público em suas redes sociais, como o facebook, instagram e youtube. As músicas da banda também estão nas principais plataformas digitais.
A banda é independente e não conta com patrocínios, mas mesmo assim mantém um forte ativismo social. “Nesses 20 anos de estrada, já fizemos parte e também realizamos diversos projetos sociais, festivais para arrecadação de donativos pra vítimas das enchentes, tratamento de saúde de amigos, donativos (cestas básicas) pra famílias na pandemia, dentre outros que nem lembro mais”, relembra o vocalista.




DIVERSÃO EM CENA Diversão em Cena estreia temporada 2026 em Sabará com a peça infantil “As Aventuras de Bininha”
Sabores Ancestrais Sabará ganha webséries sobre Ora-pro-Nóbis e Jabuticaba para valorizar a gastronomia local
CONCERTO Livro e concerto resgatam trajetória de abolicionista apagado da história de Sabará
Cultura Estreias e atrações em novos formatos são destaque na programação da Rede Minas
FliMinas 2026 Bernardo Lopes leva Sabará à FliMinas 2026 com debates sobre literatura, tecnologia e produção independente
Cultura Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abre consulta ao público sobre ocupação de espaços culturais Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
