Em pronunciamento no Plenário nessa terça-feira (9), o senador Marcio Bittar (União-AC) disse estar preocupado com os rumos que o país tem tomado sobre a preservação da Amazônia. Segundo o parlamentar, o Brasil historicamente tem se submetido a um "grau de submissão" diante de outras nações. O senador citou a recente viagem do presidente Lula à Inglaterra para a coroação do rei Charles III e as declarações do presidente brasileiro após encontro com o monarca.
— O presidente vai à Inglaterra, e eu achei super estranho que ele próprio gostou de dizer à imprensa brasileira que a primeira coisa que o rei Charles pediu foi para ele cuidar da Amazônia. A Europa, a Inglaterra não tem moral nenhuma para tocar nesse assunto. Nós preservamos 66% do território nacional; a Inglaterra, da vegetação nativa, tem 10% — disse.
Bittar também destacou que o Brasil é 34 vezes maior que o Reino Unido, mas emite menosCO2no meio ambiente. O senador disse se sentir ofendido, pois deseja ter o país “livre e independente, mandando no seu próprio destino”. E ressaltou que o Brasil tem mais leis de preservação ambiental do que o Reino Unido, enquanto eles desconhecem delimitações de área de preservação permanente (APP).
O senador, no entanto, criticou o percentual de terras protegidas no Brasil que, no caso da Amazônia, pode chegar a 80%, "o que é um crime, uma lei que só existe no Brasil".
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 10° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
