Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Cultura RESTAURO

Com apoio da AngloGold Ashanti, restauro da Estação Ferroviária de Caeté começa neste mês de maio

Ordem de serviço para início das obras de restauração foi assinada no fim de abril; projeto tem aporte financeiro da produtora de ouro no valor de R$ 942 mil

09/05/2023 14h40
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: AngloGold Ashanti
 Estação do início do século XX conectou Caeté a diversas cidades vizinhas e até mesmo de outros estados.
Estação do início do século XX conectou Caeté a diversas cidades vizinhas e até mesmo de outros estados.
Um centro de cultura, com memorial para contar parte da história de Caeté e de seu povo, será o novo destino da estação ferroviária deste município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O espaço, inaugurado em 1909, começa a ser restaurado neste mês de maio. AngloGold Ashanti é patrocinadora do projeto do Executivo Municipal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com investimentos de R 942 mil.

 A restauração está prevista para durar cerca de 8 meses e o objetivo é que, ao final das obras, a estação ferroviária retome seu caráter de monumento histórico e de memória, além de tornar-se um espaço de convivência, com oficinas de música e artes.

 É o que explica o diretor da Fundação Casa de Cultura de Caeté, Darlan Corradi. “A restauração vai permitir que o imóvel volte a ser aberto ao público e se torne um local de resgate da história de Caeté. Equipamentos culturais, bens e peças históricas, além de atividades artísticas do município serão levados para lá”, diz.

 O projeto de revitalização da estação ferroviária foi o primeiro a ser aprovado na história de Caeté via Lei Federal de Incentivo à Cultura, segundo a prefeitura. A aprovação, em 2018, foi seguida do apoio da AngloGold Ashanti, que viabilizou o recurso para execução das obras.

 

Estação Ferroviária foi tombada pela Prefeitura de Caeté por sua importância cultural para a cidade.

 Cerimônia de assinatura

 

Representando a AngloGold Ashanti na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, a gerente de Relacionamento com Comunidades Carla Lemos ressaltou o quão valioso é o projeto. “A oportunidade de participar desse momento tão importante para Caeté reforça aquilo que acreditamos, que é a possibilidade de deixar um legado para o cidadão por meio da cultura, geração de renda e trabalho. Esperamos que essa restauração possa render bons frutos para todos os caeteenses, valorizando a cultura da cidade e resgatando as memórias de infância de gerações”, afirma Carla.

 

Durante o ato de assinatura, o prefeito Lucas Coelho destacou a importância do projeto e do apoio da empresa. “Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço à AngloGold Ashanti por toda parceria e por acreditar nos projetos do município que contribuem para a melhoria da vida da nossa população. Esta obra ficará marcada na história da cidade”, afirmou o prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 15h13
24°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

24° Sensação
4.43 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias