O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou, em pronunciamento nesta terça-feira (2), a postura doministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, ao se recusar a receber a reprodução de um feto com 11 semanas de gestação durante audiência na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na quinta-feira (27). De acordo com o parlamentar, o objeto seria uma tentativa de sensibilizar o governo federal para políticas antiaborto.
— Um convidado que veio à nossa Casa e teve uma reação indelicada, talvez não se vendo ali como um ministro de Estado, que representa toda a população brasileira, até quem pensa diferentemente dele, mas ali, como ministro, tem que se ter essa postura de tolerância. Mas ele preferiu ser um agente ali de tudo que a gente não precisa neste país no momento, que é a intolerância. Foi um militante naquele momento.
Para Girão, a atitude do ministro escancara uma política completamente contraditória e diferente do que foi prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral, ao reforçar ser contra o aborto. O senador condenou decisão do governo federal de retirar o Brasil da Declaração de Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família, que representa uma posição das nações contra o aborto e pelo reconhecimento da família como base da sociedade.
O parlamentar também criticou a revogação de portaria do Ministério da Saúde que obrigava a comunicação às autoridades policiais no caso de gravidez decorrente de estupro. Para Girão, essa é mais uma medida pró-aborto tomada pelo governo.
— Na ânsia de favorecer essa prática nefasta do aborto, o Ministério da Saúde, com essa revogação, acaba favorecendo também a prática de um crime hediondo, que é o estrupo. O estuprador não será mais identificado e consequentemente punido na lei. É passar a mão na cabeça de criminoso — disse.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 10° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
