Os setores do Turismo e da Cultura têm papel fundamental na retomada econômica dos municípios e do Estado como um todo, sobretudo por movimentar a economia criativa e pela capacidade de gerar emprego e renda em seus mais variados segmentos.
É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local.
Os setores de passeios, hospedagem em geral, bares, restaurantes e comércio também se beneficiam grandemente com o fluxo de turistas que adoram viajar e curtir a vida.
Todo mundo ganha
Os pontos turísticos tornam-se motivo de orgulho para seus habitantes que aproveitam as oportunidades de descanso, lazer e opções de trabalho mais perto de suas casas.
O que se sabe é que os municípios que ainda não são explorados turisticamente podem também aproveitar seus potenciais naturais, trilhas, morros, serras, mar e cachoeiras. Sem falar na gastronomia, prédios tombados pelo Patrimônio Histórico, igrejas, manifestações culturais e parques que atraem o interesse de muitos.
Atrativos artificiais como, congressos, festas religiosas tradicionais, shows de grande porte, esportes de aventura e eventos em geral também têm boas chances de serem concretizados visando o desenvolvimento do Turismo.
As parcerias públicas e privadas são fundamentais para o avanço nesta área. A população se envolve e a revitalização de espaços antes mal aproveitados passam a oferecer entretenimento.
O comércio local ganha fôlego já que o turista adora circular pela cidade e comprar lembrancinhas, presentes, geleias e outros doces artesanais, bem como vinhos, licores e bebidas típicas regionais.
REPORTAGENS
Neste contexto a Folha de Sabará, criou uma série de reportagens que serão publicadas até o fim do ano. Serão entrevistadas pessoas que podem e querem ajudar no crescimento do turismo no município. E para esta primeira reportagem trouxemos uma entrevista com o pesquisador sabarense Ômar dos Santos Carvallho.
A ausência de um projeto efetivo e continuado para a valorização das atrações históricas de Sabará é o principal obstáculo para fortalecer o turismo local, segundo o pesquisador Omar dos Santos Carvalho. Para ele, é necessário um trabalho que mostre continuamente as riquezas e o potencial da cidade de forma plena à população.
“Defendo a criação do turismo pedagógico para crianças e do turismo cultural para adolescentes e adultos locais. Outra iniciativa importante é a ampla divulgação dos eventos culturais com alto potencial motivador”, enfatizou Carvalho.
Na avaliação do pesquisador, o conhecimento e a valorização da cidade são essenciais para a preservação do patrimônio histórico e cultural. Ele também considera imprescindível não modificar ou destruir imóveis de importância arquitetônica ou histórica, tombados ou localizados nas áreas de preservação municipal e/ou federal.
Problemas na divulgação
O pesquisador lamenta que Sabará desapareceu do cenário das cidades históricas de Minas Gerais. “Não vemos Sabará nas propagandas das cidades históricas de Minas nos aeroportos, na mídia e em programas turísticos de grande difusão televisiva. Um bom exemplo disso ocorreu no programa Brasil Visto de Cima que mostrou todas as outras cidades históricas de Minas, mas não falou nada sobre Sabará”, explicou.
Outro problema apontado é a ausência de um chamamento mais efetivo, para visitar as atrações de Sabará. De acordo com o pesquisador, o turista na cidade não tem acesso prévio às informações completas sobre o acervo histórico (sobre as igrejas e as obras que se encontram no seu interior), nem sobre dias e horários em que as igrejas e o museu estão abertos.
Além disso, Sabará não dispõe de guias turísticos como em outras cidades, somente é fornecido o acesso ao Mapa Turístico (Descubra Sabará) e as informações no Centro de Atendimento ao Turista. Outras dificuldades para fortalecer o turismo são a ausência de restaurantes centrais à noite e o número muito reduzido de pousadas.
Potencial turístico
O pesquisador afirma que, com mais de três séculos de existência, Sabará tem grande importância para a história de Minas Gerais e do Brasil. Prova disso é que o município integra a Estrada Real e mantém um grande acervo de obras majestosas do barroco.
Outra vantagem é a proximidade com Belo Horizonte, o que favorece a presença de turistas em Sabará durante o ano inteiro. Na visão de Carvalho, a cidade tem diversas atrações, como o rico teatro elizabetano, dotado da melhor acústica da América e o segundo mais antigo em funcionamento no Brasil.
Outros pontos turísticos são a Igreja do Rosário da Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, que se manteve inacabada após a abolição; e a Igreja do Ó, considerada uma das dez mais bonitas do Brasil.
Segundo o pesquisador também merecem ser visitadas a Igreja do Carmo, importante exemplar da tradição barroca e do rococó; e a matriz de Nossa Senhora da Conceição, que tem as mais belas talhas da arte barroca mineira, sendo considerada uma das mais belas do período setecentista.
O acervo das obras de Aleijadinho, o Museu do Ouro (antiga Casa de Intendência), o conjunto da rua D. Pedro II (formado por sobrados e casarões) e os vários chafarizes são outros locais na cidade com grande potencial turístico.
Benefícios do turismo forte
Para o pesquisador, o fortalecimento do apoio dos órgãos responsáveis pela preservação do rico patrimônio histórico de Sabará é uma ação fundamental para tornar o turismo mais forte no município. Com a expansão do turismo, haverá um maior incentivo para a abertura de mais lojas, bares e restaurantes, o que aumenta a arrecadação da cidade.
“Precisamos investir em uma maior conscientização do turista e do sabarense em relação à valorização da cidade, à divulgação e à importância da preservação do patrimônio histórico. A situação atual é preocupante, mas tenho esperança de um futuro melhor para o nosso turismo”, finalizou Carvalho.
Turismo ANEC é reconhecida por Congresso de Educação em Fortaleleza
Turismo Fundação de Arte de Ouro Preto devolve imagens sacras restauradas e retorna obra atribuída a Aleijadinho à comunidade de São Bartolomeu
Turismo Governo de Minas e Cine Theatro Brasil lançam Avenida Cultural e transformam a Afonso Pena em grande corredor de arte, patrimônio e turismo de BH
Turismo Mais de R$ 1 bilhão em investimentos e cerca de cem projetos de vinícolas consolidam a Mantiqueira como nova fronteira do enoturismo brasileiro Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
