Quarta, 16 de Setembro de 2026
16°C 30°C
Sabará, MG
Publicidade

Fórum de Educação Ambiental será realizado na Zona da Mata  

Ação promove a educação ambiental e debates sobre preservação e sustentabilidade

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
21/03/2023 às 09h55
Fórum de Educação Ambiental será realizado na Zona da Mata  
IEF / Divulgação

Oito municípios da região da Zona da Mata estão envolvidos na organização do Fórum de Educação Ambiental, que será realizado 1 e 2/4 e terá como tema o Parque Estadual do Brigadeiro

Com o slogan “Eu sou vizinho do parque, e daí?”, o evento é iniciativa da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais – Zona da Mata (CIEA MG ZM), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Carangola, Muriaé, Ponte Nova e Ubá. 

Além de Araponga, Muriaé, Miradouro, Fervedouro, Divino, Sericita, Ervália e Pedra Bonita receberão atividades do fórum. 

Para a superintendente Regional de Ensino de Ponte Nova, Rosane Name dos Reis Fialho, os fóruns representam um momento ímpar. “Pensar na educação ambiental e buscar esse envolvimento das comunidades é o caminho certo para que a gente tenha qualidade de vida. Com certeza a educação é o ponto de referência e o suporte para esse trabalho. Acredito na possibilidade da educação transformadora e a educação ambiental precisa ser vivida e não ser apenas um discurso”, destacou.

Sensibilização 

De 7 a 17 de março, as cidades receberam Fóruns de Educação Ambiental Municipais (ForEAM’s)  para a realização do XXXIII ForEA. Houve apresentações sobre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), palestras de sensibilização socioambiental, metodologia para inscrição dos municípios no fórum e sugestões de temas para discussão.  

Segundo o analista ambiental e ponto focal das unidades de conservação pelo IEF, João Carlos, o fórum  será uma ferramenta fantástica para o desenvolvimento sustentável da região como um todo, mas principalmente para as comunidades que estão no entorno do parque. “Somente a educação ambiental pode mudar o comportamento das pessoas e provocar transformações positivas no meio ambiente”, ressaltou.

A ideia é discutir o relacionamento das comunidades vizinhas à Unidade de Conservação e as melhorias da qualidade ambiental por meio da educação. Também pretende-se motivar alunos, moradores, lideranças e gestores públicos como forma de estimular a valorização do meio ambiente.

A mobilização teve o apoio do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais (CBMG) , da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMG) , do Ministério Público (MPMG), de gestores municipais e secretarias estadual e municipais de Educação, entre outros.
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
TEMPO SEVERO Há 2 dias

Temporal em Sabará derruba árvore na Praça do Barão; entenda a causa e veja a previsão

Temporal deste domingo (13) teve vendaval, granizo e rajadas de vento; Defesa Civil havia emitido alerta para possibilidade de tempestade

A capacitação aprimora a atuação da Defesa Civil de Sabará na prevenção e na resposta a situações de emergência.
ALERTA CLIMÁTICO Há 2 semanas

Super El Niño pode ser histórico e Sabará reforça prevenção

NOAA aponta mais de 90% de chance de um evento muito forte e 69% de probabilidade de intensidade inédita desde 1950; Defesa Civil de Sabará participa de capacitação para ampliar a preparação do município

MEIO AMBIENTE Há 4 semanas

Aos 90 anos, moradora de Ravena faz apelo pela preservação das nascentes e alerta sobre mineração em Sabará

Em vídeo publicado nas redes sociais, psicóloga Aidda Pustilnik manifesta preocupação com possível novo empreendimento minerário na região e pede mobilização para proteger a água e o meio ambiente no distrito

DESCARTE IRREGULAR Há 2 meses

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 3 meses

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

Lenium - Criar site de notícias