Está em tramitação no Senado um projeto de resolução, o PRS 2/2023, que cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. A autora da proposta, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), explica que o objetivo é destacar pessoas e instituições responsáveis por ações religiosas e sociais, especialmente no âmbito da filantropia.
A comenda, que seria concedida pelo Senado, leva o nome de dois missionários da Suécia que chegaram ao Brasil nos anos 1910. A senadora conta que Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram ao país "sem saber uma palavra em português, mas decididos a pregar o evangelho". Ela também lembra que, nesse mesmo ano, eles fundaram em Belém (PA) uma igreja chamada Missão de Fé Apostólica, que em 1918 passou a se chamar Assembleia de Deus.
Ao defender sua proposta, Eliziane diz esperar que "cada pessoa ou instituição agraciada com a comenda possa renovar nossa esperança de viver em um país mais fraterno e mais humano". Ela também ressalta que "vivemos em uma nação ainda marcada pela pobreza e pela miséria. Muitas vezes, em comunidades carentes, o amparo religioso é decisivo para que seja possível reunir forças e seguir em frente".
De acordo com o projeto, será criado um conselho — formado por senadores — que definirá as pessoas ou as instituições que receberão a comenda por suas ações religiosas e sociais, com destaque para a área de filantropia.
O conselho seria formado por um senador de cada um dos partidos com assento na Casa, e esse colegiado seria renovado a cada dois anos.
Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Sheyla Assunção
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 10° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
