Senadores de diversos partidos lamentaram a morte do ex-senador e ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes. O político, que foi ainda prefeito de Manaus, tinha 83 anos e morreu no domingo (12) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Parlamentares foram às redes sociais para homenagear Amazonino e ressaltar seu legado para Amazônia.
“O Brasil perde um relevante homem público com a morte de Amazonino Mendes. O nome de batismo já indicava sua predestinação para se tornar um dos filhos mais ilustres do Amazonas ao ocupar, por mais de uma vez, o cargo de governador, além de ter sido senador e prefeito de Manaus. Amazonino caracterizou a sua vida pública por diversas iniciativas que proporcionaram um vigoroso crescimento econômico e social do Amazonas. Presto meus sentimentos aos familiares, aos amigos e aos admiradores”, afirmou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Amazonino estava internado desde dezembro passado em razão de uma crise de diverticulite (inflamação no intestino grosso) e uma pneumonia. Ele nasceu em Eurinepé (AM) e fez longa carreira política assumindo vários cargos públicos como prefeito de Manaus por três vezes, governador do Amazonas por quatro mandatos e senador da República entre 1992 e 1993, quando renunciou para assumir a prefeitura da capital amazonense.
O conterrâneo do ex-governador, senador Plínio Valério (PSDB-AM), destacou essa trajetória. Para ele, Amazonino entrou para a história do Amazonas e marcou a vida dos amazonenses pelo seu trabalho.
“Nascido também em Eirunepé, compartilhávamos o amor pela calha do Juruá. Na política, navegamos quase sempre em barcos diferentes, mas sempre no mesmo rio. Compartilhava com ele o amor pelo Amazonas, que sempre foi o combustível de sua luta. Nesse momento de tanta incerteza, vai fazer falta a todos nós que lutamos e amamos o Amazonas. Que Deus o receba em sua infinita bondade e abençoe e conforte o coração dos três filhos, familiares, amigos e admiradores”, escreveu Plínio.
Também representante do estado do Amazonas, o senador Eduardo Braga (MDB), ressaltou a relevância de Amazonino e de sua liderança política na vida das últimas gerações de amazonenses.
“Sua trajetória permanecerá para sempre como uma bússola para quem alimenta o genuíno propósito de servir a população, especialmente a menos favorecida, a que habita as periferias das metrópoles e os rincões mais distantes da Amazônia. Em outros momentos, em campos opostos. Mas sempre primando pelo respeito e partilhando de um imenso amor pelo nosso estado. Suas vitórias, suas derrotas, seus acertos e erros são fontes inesgotáveis de inspiração”.
O senador Omar Aziz (PSD-AM) lembrou como foi a construção de sua relação com Amazonino durante os anos de vida pública.
“Conheci o Amazonino nos anos 1980. Eu no movimento estudantil, ele prefeito de Manaus nomeado pelo Gilberto Mestrinho. Desde então, já fomos aliados e já estivemos em lados opostos, como determina a democracia. O respeito e a admiração sempre foram marca dessa relação. Aos amigos e familiares, em nome do filho Armando, meus sentimentos de solidariedade neste momento de profunda dor”, disse.
Outros senadores também homenagearam Amazonino.
“Jamais esqueceremos seu legado. Que Deus o receba em Sua infinita glória, amigo Amazonino Mendes”, disse Chico Rodrigues (PSB-RR).
“Com tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes, com quem convivi por muitos anos na vida pública. Minha solidariedade à família e amigos", afirmou Jader Barbalho (MDB-PA).
“Era um grande amigo e habilidoso líder político. Querido e conciliador. Amava a região Amazônica (...). Deixa um legado de grande homem público que contribuiu muito para o desenvolvimento da Amazonia. Sua partida deixa muita tristeza e saudade. Compartilho com as dores da sua família e de todos os seus amigos", lamentou Confúcio Moura (MDB-RO).
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 10° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 10° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
