Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Rede Minas é destaque em ranking de premiações jornalísticas nacionais e internacionais

Levantamento indica emissora pública estadual e seus profissionais como um dos mais premiados da história

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
02/02/2023 às 12h00
Rede Minas é destaque em ranking de premiações jornalísticas nacionais e internacionais
Rede Minas / Divulgação

Há quase 40 anos no ar, a Rede Minas coleciona troféus. A emissora conquistou diversos prêmios. O resultado desse trabalho rendeu, à TV pública mineira, destaque no “Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira”, organizado pelo Jornalistas & Cia e Portal dos Jornalistas.

No cenário nacional, a Rede Minas ganhou destaque entre veículos e grupos de comunicação do ano. Nas premiações que contemplaram a região Sudeste, a emissora foi citada entre os veículos e jornalistas mais premiados do ano e da história. O levantamento considerou 183 premiações jornalísticas, nacionais e internacionais.

A Rede Minas aparece em 22º lugar entre os veículos mais premiados, em todo o país. A pesquisa aponta a emissora em 19ª posição no quesito “grupos de comunicação do ano”. Se considerada apenas a região Sudeste, a emissora sobe para a 16ª colocação.

Rede Minas / Divulgação
Rede Minas / Divulgação


A TV pública mineira está em 51º lugar como veículo mais premiado da história, na categoria regional. O levantamento ainda aponta jornalistas que alcançaram maior pontuação pelos prêmios conquistados e, nesse item, destaque para profissionais como Pedro Jellinek, em 48ª posição.

“Resultados, como esses, mostram a missão e os profissionais que estão envolvidos para fazer uma televisão de excelência. Um trabalho desenvolvido há décadas e que tem sido reconhecido por estatuetas e, principalmente, pelo público que acompanha a programação pela TV, internet e emissoras parceiras do país. Estamos festejando as vitórias e trabalhando para permitir que muitas outras venham por aí”, comemora o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, instituição que gerencia a Rede Minas e a rádio Inconfidência.

"A gente se orgulha muito desse reconhecimento. É muito importante mostrar a relevância da emissora pública", diz Cibele Penholate, que compõe o quadro da emissora há quase dez anos e, este mês, assumiu a chefia do departamento de Jornalismo.

Conteúdo em um clique

As produções do telejornalismo mais premiado de Minas Gerais e um dos mais consagrados do Brasil estão reunidas no catálogo da plataforma de streaming EMCplay . O serviço de vídeo sob demanda disponibiliza reportagens e séries jornalísticas exibidas no Jornal Minas, com conteúdos extras e versões exclusivas, como a série “Feminicídio”. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

O Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira pode ser conferido no Portal dos Jornalistas .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
FLIS 2026 Há 2 dias

Sabará vira palco da literatura, da memória e da arte na 12ª Festa Literária de Sabará- FLIS

FLIS 2026 acontece nos dias 27 e 30 de agosto, ocupa espaços históricos da cidade e reúne lançamentos de livros, cordéis, oficinas, teatro, música e atividades para diferentes públicos.

ARTE GRATUITA Há 4 dias

Grupo Teatro Kabana abre inscrições para oficinas gratuitas de canto, teatro e percussão em Sabará

Projeto Batu Kaki oferece oficinas de Canto e Cena e Percussiva no CEU das Artes; atividades começam em 29 de agosto e seguem até 21 de novembro, com 25 vagas gratuitas por turma

Café com Jabuticaba Há 1 semana

Café com Jabuticaba leva tradição, gastronomia e memória de Sabará para cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Projeto “Café com Jabuticaba” leva a tradição, os sabores e as memórias de Sabará a cidades da Região Metropolitana, com cafés afetivos, oficinas de geleia, histórias, música e valorização do patrimônio cultural ligado à fruta símbolo do município.

POLPA E PELE Há 3 semanas

Lançamento do livro Polpa e Pele em Sabará terá sarau poético e entrada gratuita no Rancho da Cultura

Poeta Tamires Lunardelle estreia na literatura com evento aberto ao público no dia 9 de agosto, reunindo poesia, microfone aberto e valorização da cultura local

PRIMEIRO LIVRO Há 3 semanas

Gabriela Correia lança “Romance em Pequenos Versos” no Teatro Municipal de Sabará neste sábado (8)

Escritora sabarense apresenta sua primeira edição física após cinco anos de espera. O lançamento de Romance em Pequenos Versos celebra a literatura, a cultura de Sabará e a força da escrita como instrumento de esperança e transformação.

Lenium - Criar site de notícias