O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , participou da entrega de 90 kits de apicultura, realizada na quarta-feira (25/1), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. A ação visa o incremento da produtividade apícola estadual e a promoção da segurança alimentar.
Os conjuntos são compostos por dez colmeias completas (melgueira, ninho, tampa, fundo e quadros), dez suportes, um fumigador, dois macacões, dois pares de botas de PVC, dois pares de luvas, um formão, um garfo desoperculador, uma carretilha e dez quilos de cera de abelha. Foram beneficiados, com um kit cada, 90 agricultores familiares, de 32 municípios das regiões Sul, Sudoeste e Oeste de Minas.
Os recursos para a compra dos equipamentos são provenientes de emenda parlamentar, no valor de mais de R$ 489 mil, além de contrapartida do Governo do Estado, via Programa de Apoio às Cadeias Produtivas, de aproximadamente R$ 10 mil.
Os investimentos foram formalizados, ainda, por convênio firmado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Incentivo à produção
De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Peres Demicheli, o objetivo do Programa de Apoio às Cadeias Produtivas é o aumento da eficiência da produção agropecuária mineira, por meio do uso de novas tecnologias. Os resultados esperados são o desenvolvimento e o fortalecimento da economia no campo.
"Alimentação, manejo e material genético, em toda produção agropecuária, são os pilares para uma boa produtividade. Por isso, é muito importante entregar esses equipamentos e, também, a capacitação dos produtores pela Emater , a nossa assistência técnica que acompanha de perto quem produz, constantemente", afirmou Demicheli.
Para o apicultor Artus Nicolau da Silva, de Cabo Verde, no Sudoeste de Minas, o recebimento do kit é mais um incentivo para se dedicar à atividade. O empreendimento familiar do produtor rural está em fase de expansão do apiário, que atualmente conta com dez colônias.
“A gente começou a atuar com apicultura há cinco meses e vai nos ajudar muito, isso nos estimula a querer crescer. Algumas coisas são caras para você que está começando. Estamos trabalhando eu, meu cunhado e meu primo. Por mais que a gente junte os recursos, ainda acaba ficando um pouco difícil adquirir alguns materiais”, explicou Silva.
Apicultura em Minas
A apicultura está presente em todas as regiões de Minas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atende a cerca de 11,7 mil produtores na atividade, em 401 municípios mineiros. Em 2022, a cadeia apícola gerou mais de 47 mil empregos diretos e indiretos no estado, conforme estimativas da empresa pública.
Agropecuária Agricultores do Vale do Mucuri se beneficiam de sistema de compra conjunta de fertilizantes
Agropecuária Epamig orienta sobre planejamento forrageiro no período de chuvas
Agropecuária Evento em Montes Claros discute efeitos da crise climática na apicultura
Agropecuária Hortas circulares são alternativa de renda para agricultores familiares em Minas Gerais
Agropecuária Impulsionadas pelo café, exportações do agro em Minas lideram ranking nacional
Agropecuária Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga Mín. 10° Máx. 24°
Mín. 11° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
