Em reunião nesta terça-feira (20), às 11h, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve analisar o projeto de lei que autoriza os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias a acumularem cargos públicos.
De autoria da Câmara dos Deputados, o PL 1.802/2019 inclui essas duas categorias entre os trabalhadores com profissão regulamentada. O texto acrescenta artigo que regulamenta o parágrafo 5º do artigo 198 da Constituição, que trata da vedação da acumulação remunerada de cargos públicos.
A lei resultante da aprovação do projeto entrará em vigor 45 dias após a sua publicação, explica o relator do projeto, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), favorável à sua aprovação.
“Entendemos que a presente proposição deve ser acolhida por esta Casa, na medida em que faz justiça aos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, garantindo-lhes direito previsto na Lei Maior, o que lhes permitirá obter melhores condições de vida e também em proveito da administração pública e da sociedade a que servem”, destaca o relator.
Guardas municipais
Outro projeto a ser analisado pela comissão é o projeto de lei do Senado (PLS) 214/2016 (Complementar), que concede aposentadoria especial aos guardas municipais e agentes de autoridades de trânsito segurados do regime geral de Previdência Social.
O texto traz uma combinação de tempo de contribuição com tempo de atividade nas condições inerentes ao trabalho dos guardas municipais e agentes de autoridades de trânsito. Dos homens são exigidos 20 anos de serviço e 30 anos de contribuição. Das mulheres, para o recebimento do benefício especial, exige-se 15 anos de serviços e 25 de contribuição.
De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto é relatado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).
Alimenta Brasil
Em uma pauta de nove itens, constam ainda requerimento em que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AM) solicita informações ao ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, sobre as razões que levaram à redução dos valores pagos ao Programa Alimenta Brasil, substituto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Até maio de 2022, o gasto foi de apenas R$ 89 mil, praticamente extinguindo esse importante programa de aquisição de alimentos e combate à fome”, alega o autor do requerimento (REQ 47/2022-CAS).
A reunião da CAS será realizada na sala 9 da ala Alexandre Costa.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 9° Máx. 24°
Mín. 9° Máx. 23°
Tempo limpoMín. 9° Máx. 23°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
