A programação para 2023 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais já foi anunciada. O próximo ano será especialmente marcante na história da orquestra, que irá comemorar seus 15 anos.
“Da ousadia e da ambição que nortearam a criação da orquestra, formada por um grupo de jovens talentosos e promissores músicos do Brasil e do exterior, ao reconhecimento que hoje temos em nível internacional, a Filarmônica vem sendo exemplo de uma ação que muito nos honra e orgulha”, destaca o maestro Fabio Mechetti, regente titular e diretor artístico do grupo.
Para Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais conseguiu, em um curto espaço de tempo, se posicionar como o maior projeto sinfônico da América Latina neste milênio. O trabalho desenvolvido busca explorar a riqueza viva da história da música universal, por meio do trabalho contínuo dos músicos, solistas e regentes convidados, das equipes técnica e administrativa, e de todos aqueles que dão apoio e significado ao projeto. E tudo isso será celebrado na temporada 2023.
“Nos próximos anos, queremos não só consolidar esse indiscutível portfólio de conquistas, mas buscar novos horizontes, da formação de público ao fomento à criatividade musical e à constante busca de qualidade”, diz o maestro. Além disso, em essência, é objetivo seguir na missão de atuar como força de transformação da sociedade, concerto a concerto.
“Desde 2008, o Governo de Minas Gerais tem sido parceiro direto nesta ação de transformação cultural e social do povo mineiro, assim como nossos patrocinadores, que reconhecem o singular trabalho da Filarmônica. Também é preciso agradecer à sociedade, ao público em geral e aos assinantes, que, com sua confiança e seu aplauso, nos fortificam constantemente”, afirma. “Nesse tempo, Minas Gerais também conquistou uma sala de concertos reconhecida internacionalmente pela qualidade acústica e por seu maravilhoso desenho arquitetônico, a Sala Minas Gerais. Nela, aconteceram alguns dos momentos mais emocionantes da vida cultural de Belo Horizonte nos últimos anos”.
Assinatura
Também nesta semana, foi aberta a campanha de assinaturas da Orquestra Filarmônica, por meio da qual o público pode adquirir, antecipadamente, ingressos para todo o ano de 2023. Os interessados contam, anualmente, com pacotes promocionais para cinco séries de concertos: Presto e Allegro (realizadas às quintas-feiras), Veloce e Vivace (realizadas às sextas-feiras) e Fora de Série (aos sábados).
A temporada do próximo ano terá início em 2 e 3/3, com a Abertura Festiva de Shostakovich e com a estreia mundial de obra encomendada a Leonardo Martinelli, Concerto para Orquestra. A pianista coreana Joyce Yang retorna a Belo Horizonte para executar um dos mais admirados e desafiadores concertos do repertório pianístico, dando início à celebração dos 150 anos de nascimento de Rachmaninov. A regência é do maestro Fabio Mechetti.
Confira a programação e outros destaques da Filarmônica para 2023 neste link .
DIVERSÃO EM CENA Diversão em Cena estreia temporada 2026 em Sabará com a peça infantil “As Aventuras de Bininha”
Sabores Ancestrais Sabará ganha webséries sobre Ora-pro-Nóbis e Jabuticaba para valorizar a gastronomia local
CONCERTO Livro e concerto resgatam trajetória de abolicionista apagado da história de Sabará
Cultura Estreias e atrações em novos formatos são destaque na programação da Rede Minas
FliMinas 2026 Bernardo Lopes leva Sabará à FliMinas 2026 com debates sobre literatura, tecnologia e produção independente
Cultura Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abre consulta ao público sobre ocupação de espaços culturais Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
