Segundo o levantamento Hábitos Culturais II, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com o Instituto Datafolha, que ouviu 2.276 indivíduos em todo o país, entre os dias 10 de maio e 9 de junho de 2021 e constatou que diante da oferta simultânea de shows de música ao vivo e online no período pós-pandemia, 62% optariam pela experiência presencial, patamar igualmente verificado entre os visitantes de centros culturais.
Anteriormente, o estudo Hábitos Culturais apresentou dados verificando que o número de brasileiros conectados à internet por mais tempo durante o dia, havia passado de 71% no ano de 2020 para 76% já no ano de 2021. Esse dado se refere ao período da pandemia onde locais de shows, festas e eventos foram fechados para seguir, corretamente, as medidas de segurança e saúde pública. Um acontecimento que afetou de forma contundente as vidas das pessoas, alcançando à primeira vista a economia e principalmente vidas que foram perdidas, gerando uma crise social.
O estudo Hábitos Culturais II revelou que o motivo das pessoas preferirem a presença em locais que já estão abertos é maior para retornar ao convívio social do que viver experiências culturais novamente fora de casa. De acordo com a pesquisa, 37% declaram que o contato pessoal é a principal razão para optar pelas atividades presenciais no retorno à normalidade.
Os dados apresentados, além do motivo do contato social, foram de 13% das pessoas que responderam a pesquisa consideram que a carga emocional do evento é maior em atividades presenciais, 10% preferem esta modalidade para sair da frente do computador e 8% consideram que o evento prende mais a atenção ao vivo.
Os resultados da pesquisa mostraram que o isolamento social fez com que as pessoas sentissem falta de participar de eventos presenciais. No ano de 2020 o percentual de pessoas que sentiam falta de diversão era de 38%. Já nessa nova rodada de pesquisa o percentual aumentou para 42%.
Perguntada sobre o desejo das pessoas de retornar as atividades culturais de forma presencial, Vanessa Giacomo, eleita uma das melhores atrizes brasileiras em 2014 no troféu imprensa, afirmou que: “é natural que as pessoas sintam vontade de estar mais próximas até pelo fato de que integrantes familiares não tinham contato com outras pessoas da mesma família desde o início do isolamento social ”. Vanessa concluiu que: “penso que os cuidados com a saúde devem ser mantidos e também que o teatro, o cinema e show voltem com suas programações com segurança para seu público”, completou Vanessa.
Fonte: https://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/100597/habitos_culturais.pdf
Entretenimento Gianecchini e Fernanda Souza reforçam campanha da Ultra
Entretenimento Jornalista comandará talkshow para brasileiros em TV nos EUA
Entretenimento Whey zero lactose ganha espaço em dietas com restrição
Entretenimento CASACOR São Paulo tem 41% da mostra com acesso gratuito
Entretenimento Bourbon Shopping tem arena para troca de figurinhas da Copa
Entretenimento AMIKA Kart movimenta julho com etapas e torneio em SP Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
