Sábado, 25 de Junho de 2022
(31) 99129-8046
EDUCAÇÃO Minas Gerais

Unimontes chega aos 60 anos comprometida com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida

Semana será marcada por celebrações em Montes Claros. Instituição soma mais de 13 mil alunos

24/05/2022 08h11
61
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
Unimontes / Divulgação
Unimontes / Divulgação

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vive um momento histórico. Nesta terça-feira (24/5), a instituição comemora 60 anos de anos de implantação do ensino superior no Norte de Minas. A Unimontes resulta da transformação da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada por meio da Lei Estadual 2.615, de 24 de maio de 1962. Para celebrar a data, a Universidade promove e participa de uma série de solenidades.

Desde a sua criação, a universidade firmou  seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico  regional, com a propagação do conhecimento, com a cultura e com a melhoria da qualidade de vida nas áreas onde está inserida. “A Universidade Norte Mineira promoverá o estudo dos problemas relacionados com o desenvolvimento econômico, social e cultural do país, especialmente da região de sua sede e, na medida de suas possibilidades, prestará colaboração às entidades públicas e privadas que o solicitarem”, diz o artigo 9º da Lei 2.615.

A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes por meio da Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 1994, a universidade teve o seu reconhecimento federal, homologado pela Portaria 1.116, do Ministério da Educação. Desde então, iniciou o seu processo de expansão nas regiões Norte e Noroeste do Estado e no Vale do Jequitinhonha. Atualmente, conta com 11 campi e dois núcleos fora da sede.

“De Minas Gerais. Com o coração batendo no sertão. Gerando cultura, ciência e novas tecnologias: Unimontes”. Este é o lema da universidade ao completar seis décadas de implantação.
 

Unimontes / Divulgação (mais fotos:clique aqui)
Unimontes / Divulgação (mais fotos:clique aqui)

A universidade chega aos seus 60 anos de existência com franca expansão de suas atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação  e extensão. A prestação de serviços é incrementada, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Como atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF também se destacou como referência regional no atendimento aos pacientes contaminado pelo coronavírus, salvando vidas durante a pandemia de covid-19.

Números mostram avanços

Atualmente, o corpo funcional da universidade é constituído por 2.940 pessoas, sendo 1.067 professores e 1.508 servidores técnico-administrativos. Conta, ainda, com 365 servidores terceirizados. Além da estrutura e das atividades do campus-sede, a Universidade conta com 11 campi e dois campi avançados nas regiões do Norte, Noroeste e Central  de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha, com 342 municípios em sua área de abrangência – cerca de 40% do território mineiro.

Ensino

A universidade  soma, hoje, o total de 13.168 alunos matriculados em cursos de graduação (9.462), graduação a distância (1.636), técnico-profissionalizantes (1.077), pós-graduação – Lato sensu (112) e Stricto sensu (881). São ministrados 61 cursos de graduação e 21 cursos próprios de mestrados e doutorados. A instituição também tem reforçado o ensino a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), que ministra oito cursos de graduação no modelo EaD, abrangendo 27 municípios.

Pesquisa

A instituição se destaca também no incremento da investigação científica e tecnológica, com  197 projetos de pesquisa em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa constituídos.

Extensão

Na Extensão, a Unimontes soma 149 programas e projetos implementados, alcançando um público atendido de cerca de 577 mil anualmente. A assistência estudantil  também é destaque, com 586 acadêmicos beneficiados, atendendo prioritariamente alunos de baixa renda e garantindo a permanência deles na universidade até a conclusão do curso superior.

Homenagens

Nesta terça-feira (24/5), o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu, serão os anfitriões em solenidade especial e comemorativa pelas seis décadas da universidade. Participam autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, e também docentes e funcionários aposentados da universidade. Está prevista, ainda, uma série de homenagens especiais aos benfeitores da universidade. A ação ocorre no Espaço OAB Eventos, na sede da OAB em Montes Claros, a partir das 20h.

Já na quinta-feira (26/5), às 9h, será realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de MOntes Claros em homenagem aos 60 anos da instituição norte-mineira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sabará - MG
Atualizado às 17h39 - Fonte: Climatempo
27°
Tempo aberto

Mín. 12° Máx. 29°

26° Sensação
6.1 km/h Vento
26.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias