
A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançou, neste mês, o Acessuas Jovem, Projeto Municipal de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho.

A iniciativa tem como objetivo, a partir da mobilização e encaminhamento para oficinas temáticas e cursos de qualificação profissional e inclusão produtiva, desenvolver habilidades e promover a integração de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho.

Público-Alvo

Adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e risco social, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a meta é atingir 4000 adolescentes e jovens.

Jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico);

Jovens com deficiência;

Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa;

Famílias com presença de trabalho infantil;

Adolescentes em situação de acolhimento institucional;

Jovens residentes em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas;

Beneficiários do Programa Auxilio Brasil;

Pessoas retiradas do trabalho escravo;

Jovens (mulheres) vítimas de violência;

Adolescentes vítimas de exploração sexual;

Público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBTT;

Entre outros, para atender especificidades territoriais e regionais.

Ações

A execução do projeto será realizada por meio de ações articuladas com vistas à autonomia dos jovens, seu protagonismo, inclusão e permanência em oportunidades de trabalho.

Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários;

Desenvolvimento de habilidades e orientação para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários;

Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho;

Articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas como saúde, educação e trabalho; acompanhamento dos usuários que ingressarem ao mundo do trabalho, dentre outras ações.

Ciclo de Oficinas Temáticas

1ª Oficina Temática: Acolhida e Integração - Juventude;

2ª Oficina Temática: Potencialidades e Busca de Oportunidades;

3ª Oficina Temática: Orientação para o Mundo do Trabalho;

4ª Oficina Temática: Avaliação e Confraternização.

As oficinas temáticas serão realizadas de segunda a quinta-feira, nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS's) da cidade. Cada dia da semana, um CRAS será contemplado com a execução da atividade, que será dividida em duas turmas - Turma A - turno da manhã (8h30 às 10h30) e - Turma B - turno da tarde (14h30 às 16h30). Cada turma será composta por até 25 participantes.

Cada oficina terá a duração de duas (2) horas e a carga horária total do ciclo será de oito (

horas mensal. Após a certificação de cada turma, a equipe técnica do Acessuas Jovem de cada território de abrangência do CRAS organizará atendimentos individuais ou em grupo com a finalidade de monitorar o percurso do usuário, atualizar o Plano Individual de Inclusão e construir estratégias de permanência dos adolescentes e jovens nas oportunidades de qualificação e inclusão produtiva.

A equipe técnica do projeto vai estabelecer as parcerias no território para realização das atividades propostas e dos atendimentos relacionados ao Plano Individual de Inclusão.

Como participar do Acessuas Jovem

Para participar do Acessuas Jovem, o interessado deve se inscrever no projeto. As inscrições estarão abertas a partir do dia 16/05/2022 (segunda-feira), das 8h às 16h, no CRAS mais próximo a residência do adolescente/jovem.

Vagas
Durante 10 meses, em cada CRAS do município, serão disponibilizadas 50 vagas mensais, sendo 25 no turno da manhã e 25 no turno da tarde.

Documentação
* Carteira de Identidade;
* CPF;
* Número do NIS (Número de Identificação Social no CADÚnico).
No caso de menor de 18 anos, o responsável deverá assinar a autorização de participação do adolescente/jovem no projeto.

CRAS's

CRAS Ana Lúcia – Rua Campanha, nº 55, Alvorada – (31) 3485-2972;

CRAS Borba Gato – Rua Adair Siqueira de Queiroz, nº 8, Borba Gato – (31) 3691-6402;

CRAS Castanheiras – Rua Prudente de Morais, s/nº, Castanheiras – (31) 3671-4572;

CRAS Centro – Rua Mestra Ritinha, nº 225, Centro – (31) 3671-4402;

CRAS Estação Cidadania – Rua Amazonas, nº 15, Vila Rica – (31) 3675-1438;

CRAS General Carneiro, Rua Heliodora, nº 256 A, Itacolomi – (31) 3672-9046;

CRAS N. Sra. de Fátima – Rua Santa Luzia, nº 2069 A, Nossa Senhora de Fátima – (31) 3673-2183;

CRAS Ravena – Largo do Rosário, nº 164, Ravena – (31) 3672-3649;

CRAS Roça Grande, Rua Catita, nº 88, Roça Grande – (31) 3674-5496;

Para mais informações sobre o Acessuas Jovem, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo telefone (31) 3672-7719.
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.